Câmeras do Cidade Vigiada começam a ser instaladas em Uberaba

Ao todo serão 125 câmeras interligadas em sistema inteligente de tecnologia forense de ponta

Com início da operação previsto para dezembro, o programa Cidade Vigiada começa a se movimentar. As câmeras começaram a ser instaladas na semana passada em Uberaba, conforme previsão da administração municipal. A ordem de serviço foi assinada no fim do mês de agosto. Ao todo serão 125 câmeras interligadas em sistema inteligente de tecnologia forense de ponta em um investimento de R$ 2 milhões.

De acordo com o secretário-adjunto de Segurança, capitão PM Roberto Alves, a instalação das câmeras teve início pela parte sul de Uberaba, nas imediações do Parque Fernando Costa e entradas da cidade. Além das câmeras, a estrutura da central será realizada nesta fase do processo.

O sistema engloba a implantação de câmeras nas vias da cidade com software de leitura de placas e analíticos forenses. O mecanismo é diferente do programa Olho Vivo. Enquanto o monitoramento do Olho Vivo é realizado apenas assistindo à transmissão das câmeras, o sistema da Codiub será totalmente inteligente e contará com softwares analíticos que identificam, por exemplo, placas e veículos roubados/furtados.

Integrado à central da Polícia Militar, o Cidade Vigiada será uma ferramenta para todos os órgãos de segurança em Uberaba. “Teremos uma central de monitoramento que será montada na Prefeitura e, com o LPR (Licence Plate Recognition), quando houver um veículo – carro, moto ou caminhão, por exemplo -, que passar por uma dessas câmeras, um alerta vai apitar na central que estará a serviço das forças de segurança, ou seja, Polícias Militar e Guarda Municipal, que fazem a operação 24 horas por dia. Se o veículo for roubado, vamos saber na hora, entrando ou saindo da cidade”, explicou o jornalista Denis Silva, presidente da Codiub, à reportagem do Jornal da Manhã. A localização das câmeras a serem instaladas seguem dois critérios específicos, segundo Denis Silva, primeiro entradas e saídas da cidade, e segundo, mapa de calor da criminalidade, elaborado pela Polícia Militar.

Origem: Jornal da Manhã

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.