Ícone do site GuiadoCFTV

Cidade vigiada: sistema de monitoramento de Urupês contribui para a solução de crimes

Listen to this article

Desde 2020, população pode contribuir integrando seu sistema de monitoramento com a Prefeitura, ampliando a rede de monitoramento público

Em resposta à criminalidade, cidades de todo o país estão apostando na tecnologia para contribuir com a segurança pública. Há mais de seis meses, Urupês adotou o sistema de monitoramento 24 horas por meio de câmeras de segurança, instaladas nas entradas e saídas da cidade e em pontos estratégicos, que já mostraram sua eficácia para a solução de crimes.
O sistema já foi utilizado pela Polícia Militar para a prisão em flagrante de alguns indivíduos na prática de furtos e roubos cometidos em Urupês. “As câmeras tornam mais fácil o trabalho de prevenção e repressão dos crimes. Nossos policiais não têm como estar em todos os lugares ao mesmo tempo, caso ocorra algum incidente. Por isso a identificação imediata dos ilícitos penais com as câmeras ajuda muito”, enfatizou o comandante da Polícia Militar de Urupês, 1º Sargento João Henrique Arosti.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP), mostram que, no ano de 2020, Urupês registrou 216 inquéritos policiais, que envolvem desde tráfico de entorpecentes, atos em flagrante e prisões efetuadas, dentre outros. É para esses fins que o monitoramento deve contribuir.
Uma das vantagens do Sistema é sua integração. Desde o ano passado, os moradores da cidade que instalam câmeras de segurança em frente suas residências por meio do sistema “Cinturão Inteligente” podem optar por contribuir com a vigilância pública, compartilhando as imagens dessas câmeras com a prefeitura, aumentando, assim, o alcance da rede de monitoramento público.
As imagens também são integradas nas entradas das cidades vizinhas que fazem divisa com Urupês, dentre elas, Marapoama e Elisiário.
Usado para coibir crimes
O diretor da Divisão Municipal de Trânsito (DIMUTRAN), Sargento P.M. Adauto Pires Cardoso, afirmou que os postes onde estão instaladas as câmeras de segurança possuem placas de identificação sobre o monitoramento 24 horas. Segundo ele, isto já contribui para inibir e desestimular atos de vandalismo e ilícitos penais.
“Com o sistema que estamos implantando aqui, já estamos trazendo mais segurança para nossa comunidade. As pessoas podem sair com mais tranquilidade de suas casas para seus afazeres e, futuramente, desfrutarem dos eventos públicos, assim que a pandemia da COVID-19 permitir. Também penso que é uma forma da gente contribuir com a qualidade de vida da nossa população”, relatou o prefeito Bica.

origem: http://www.urupes.sp.gov.br/noticias/post.php?id=1037

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile