PIX: medidas adicionais de segurança já começaram

Listen to this article

As medidas adicionais de segurança do PIX, anunciadas pelo Banco Central (BC) no fim de setembro, começam a valer a partir desta terça-feira (16). O intuito das novas regras, segundo o banco, é criar incentivos para que os participantes do PIX aprimorem cada vez mais seus mecanismos de segurança e de análise de fraudes.

Entre as novas medidas estão o bloqueio cautelar, que permite que o banco bloqueie transações com suspeitas de fraude; Notificação de infração, que antes era facultativa, agora passa a ser obrigatória, também voltada para as suspeitas de fraude; Consulta de mais informações vinculadas à chave PIX para evitar fraudes; Mecanismo de segurança de dados das instituições financeiras devem ser iguais a do BC; e em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes a devolução de valores poderá ser solicitada.

Também foi determinado que instituições que oferecem o PIX sejam responsabilizadas caso fique comprovado que a fraude decorreu de falhas nos mecanismos de segurança e de gerenciamento de riscos.

As novas normas chegam, inclusive, no aniversário do PIX, que completou nesta terça-feira um ano de funcionamento no Brasil.

Limite de transferências

Desde o início de outubro, está valendo o limite de R$ 1 mil para transferências no período das 20h às 6h no PIX. A medida foi aprovada pelo Banco Central (BC) no mês de setembro, com o objetivo de coibir casos de fraudes, golpes, sequestros e até roubos noturnos.

Instrução Normativa BCB n° 20 estabelece que fintechs e bancos participantes podem estabelecer limites máximos para iniciação de um PIX por usuário – mas não poderão estabelecer valores inferiores aos indicados pelo BC.

Há diversos tutoriais para você saber como limitar o valor diário do PIX em cada banco. Clique aqui para saber como fazer o procedimento no ItaúBradesco ou Nubank.

origem: Segurança Estratégica – PIX: medidas adicionais de segurança já começaram (portaldaseguranca.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.