Ícone do site GuiadoCFTV

Câmera e sensores no Ônibus Espacial

Listen to this article

Astronautas da Endeavour inspecionam nave após lançamento.

Os astronautas da Endeavour estão investigando a proteção térmica da nave nesta quarta-feira, enquanto a Nasa (agência espacial norte-americana) ainda não identificou o fragmento que teria atingido o veículo espacial logo após o lançamento, na madrugada de terça-feira (11).

Especialistas do Johnson Space Center, em Houston, no Texas (EUA), não confirmam as especulações feitas a respeito da origem de uma peça observada pelas câmeras alguns segundos após o lançamento. Também não confirmaram se o fragmento teria atingido o nariz da nave.

“Não parece que a peça tenha vindo da nave, e também não podemos dizer se a atingiu realmente ou não”, afirmou o diretor de vôo da Nasa, Mike Moses, após assistir o vídeo em que o fragmento aparece.

“Os especialistas vão realizar as análises. Usaremos os vídeos que podem mostrar a cena em múltiplos quadros e então conseguiremos verificar a trajetória da peça para saber de onde ela veio”, disse.

No entanto, ele afirma que se o fragmento misterioso realmente colidiu com o nariz da nave poucos segundos após o lançamento não deve ter feito muito estrago, pois a velocidade do veículo espacial ainda era relativamente devagar no momento.

Os tripulantes da Endeavour utilizam um sistema de sensores para detectar possíveis colisões na estrutura e também câmeras para capturar imagens da parte de fora da nave.

As imagens feitas pelos astronautas serão comparadas com as imagens do veículo antes do lançamento. Assim, será possível verificar se a nave sofreu algum dano ao sair da atmosfera terrestre.

Este tipo de inspeção tornou-se procedimento padrão desde que o desprendimento de um pedaço de espuma isolante fez com que a nave Columbia se desintegrasse em seu retorno à Terra. Os sete tripulantes morreram em 1º de fevereiro de 2003.

Origem: Folha On-Line Tecnologia

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile