Ícone do site GuiadoCFTV

Indústria de alta tecnologia debate economia de energia

Listen to this article

A constatação é da própria indústria: o setor de tecnologia é responsável por 2% das emissões de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, algo equivalente ao que é emitido pelo setor de aviação. A discussão sobre como reduzir esses índices foi um dos focos da Cebit 2008, que aconteceu até o dia 9, em Hannover (norte da Alemanha).

Na sessão de abertura do evento, o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer, afirmou que “os softwares vão tornar nossas casas e edifícios mais inteligentes, para que possamos utilizar apenas a energia de que precisamos para iluminar, aquecer e resfriar”.

As medidas propostas não vão muito além da diminuição do consumo de energia em computadores e laptops. Essa é a principal bandeira da Climate Savers Computing Initiative, associação fundada no ano passado por empresas como Google, Microsoft e IBM.

A idéia é reduzir o consumo de energia por computadores e servidores em 50% até 2010. O método é um tanto mercadológico, já que o grupo quer estimular as pessoas a comprarem computadores que sejam mais eficientes energeticamente e, de preferência, de fabricantes que integrem o grupo.

Atualmente, os computadores mais eficientes aproveitam 80% da energia elétrica que utilizam –o resto se dissipa em forma de calor, por exemplo.

O conselho da associação é olhar as especificações do produto e verificar qual é o índice de aproveitamento.

Em geral, produtos com essas características custam mais caro. Na conta da Climate Savers, o valor é de dez euros a 30 euros maior (cerca de R$ 25 a R$ 77). “Para o consumidor residencial pode não ser tanta diferença, mas, se você pensa em uma grande empresa comprando vários computadores, a diferença ainda é grande e precisa ser reduzida”, afirma Magnus Piotrowski, diretor para tecnologias de eletricidade da Lenovo, que faz parte da associação.

Origem: Folha On Line

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile