Ícone do site GuiadoCFTV

Japão cria acessório que usa olhos no controle de iPod

Listen to this article

TÓQUIO (Reuters) – Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Osaka desenvolveu um dispositivo que permite que os usuários do player de mídia digital iPod controlem o aparelho por meio dos olhos.

Quando o usuário pisca, o movimento de sua pele é detectado por sensores incorporado a seu óculos ou fone de ouvido, disse Kazuhiro Taniguchi, da equipe da Escola Graduada de Ciência e Engenharia da universidade, responsável pelo desenvolvimento do “KomeKami Switch”.

Sensores infravermelhos geram então um sinal elétrico que um microcomputador usa para controlar o iPod.

Piscadas fortes por um segundo com um olho fazem a faixa retroceder, já uma piscada com o outro olho faz o player pular para a próxima música. Fechar os dois olhos fazem o aparelho pausar ou tocar determinada faixa, disse Taniguchi em entrevista por email.

Mas e se o usuário piscar o olho acidentalmente? “Não acontece nada. O sistema funciona corretamente mesmo se o usuário estiver comendo, falando, andando ou correndo”, disse o pesquisador.

Ele citou diferenças entre movimentos intencionais e não intencionais dos olhos. “O computador pode julgar a diferença desses sinais”, acrescentou.

Origem: Reuters Brasil

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile