Ícone do site GuiadoCFTV

Nova descoberta da HP poderá mudar os rumos da indústria de PCs

Listen to this article

HP revelou uma nova tecnologia que os analistas dizem que irá mudar o jogo da indústria de computadores e dispositivos pessoais. O laboratório da HP divulgou nesta sexta-feira (9/4) informações sobre um projeto de investigação batizado de memristor, uma espécie de resistor com memória. 

Embora o memristor tenha sido desenvolvido para expandir a capacidadedos dispositivos de memória, os pesquisadores da HP descobriram que também pode ser usado para cálculos de lógica.

Isso significa que dentro de seis a oito anos, o memristor poderá serusado para lidar com a memória e lógica em um mesmo chip, ao mesmo tempo. E isso, dizem os analistas, trará mudanças drásticas para a indústria de computadores.

"O memristor têm potencial de transformar o mundo da computação de cabeça para baixo", disse o analista da Gabriel Consulting Group, Dan Olds. " Eles são o processador e o armazenamento, que agem como as sinapses do cérebro humano. Juntos, parecem ser muito mais rápido em tarefas como reconhecimento de padrões, que os computadores convencionais".

Ainda em fase de investigação, o memristor foi projetado para ser adicionado aos chips e aos transistores funcionando como uma espécie de turbo, afirmou o pesquisador sênior da HP Labs, Stan Williams. Embora alguns relatórios disseram que o memristor foi projetado para substituiro transistor, um dos principais pilares do chip, Williams disse que nãoé o caso.

"Memristors é um supercharger de um circuito transistor integrado", disse Williams em uma entrevista. "Todos os circuitos que estamos construindo agora são híbridos, com ambos os transistores e memristors".

Este novo desenho híbrido, que poderia ser usado em PCs e pequenos dispositivos eletrônicos como telefones inteligentes, poderia mudar a arquitetura do chip de base. Hoje, a memória e as funções de computação são feitas separadamente em um chip.

Williams ressaltou que espera ver o memristors sendo usado em dispositivos de memória em até três anos. Embora fosse competir com a memória Flash, a descoberta usa menos energia e é muito mais rápida.

Para o analista da Gartner Inc., Martin Reynolds, essa novidade pode significar grandes mudanças para o setor de memória flash. "Se eles podem cumprir as suas metas – e parece que eles podem – o memristor poderia começar a aparecer em 2013, e rapidamente tomar parte do flash",acrescentou. 

Olds observou que o memristor oferece uma vantagem considerável sobreo lado logístico. São de sete a nove vezes menor do que a memória flash, ou seja, mais capacidade de armazenamento em um espaço muito menor. "Os avanços com o memristor trará algo parecido com a realidade Web 3-D. Esses dispositivos serão capazes de reproduzir de forma mais rica uma experiência visual”, afirmou.

A HP não é um fabricante de chips, por isso, Williams disse que eles estão em parceria com um "casal" de empresas em seu novo design do chip.Ele não quis citar os fabricantes envolvidos.

 

Origem:

 

Marcelo Peres

Editor do Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:

mpperes@guiadocftv.com.br

 

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’  

Sair da versão mobile