Estado promove evento de divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação

Listen to this article

A expectativa de público para o evento é estimada em 25 mil pessoal ao longo dos 4 dias

Professores e acadêmicos da Unemat vão enriquecer a programação da 13ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), com apresentação de palestra e demonstração de projetos premiados e inovadores. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o maior evento de popularização da ciência do Brasil. Em Mato Grosso, será realizado entre os dias 17 a 20 de outubro, na Arena Pantanal (Cuiabá), com entrada gratuita.

No stand da Unemat, o público vai poder conferir de perto os projetos desenvolvidos por acadêmicos dos câmpus da Unemat, como Barra do Bugres, Colíder, Sinop e Cáceres, vencedores das Maratonas Células Empreendedores. Entre eles: “Sai da Fila”, um aplicativo para gerenciar o atendimento do sistema público de saúde, “SOS Universitários” programa que visa criar uma rede de contatos e padrinhos para recepcionar novos universitários que se mudam de cidade, já o jogo “E-Quest” possibilita identificar a vocação profissional do jovem gamer e o “Meu Acesso” é um software de acessibilidade, com a proposta de um sistema colaborativo para compartilhamento de rotas nas cidades por portadores de necessidades especiais.

Também serão realizadas exposições, oficinas e palestras com temas relacionados ao controle de agrotóxicos nos alimentos, ciência aplicada para melhoria do valor nutricional dos alimentos, embalagens sustentáveis, segurança alimentar, reciclagem, entre outros.

No dia 18 de outubro, às 9h00, a professora da Unemat em Barra do Bugres, Marfa Magali Roehrs, doutora em Ciência da Educação, vai falar sobre “Potencial das Feiras de Ciências para iniciação à educação científica na Educação Básica”. No dia seguinte, às 14h00, o docente de Tangará da Serra, Willian Krause, Engenheiro agrônomo, doutor em genética e melhoramento de plantas, abordará “A biotecnologia na produção de alimentos”.

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema “Ciência alimentando o Brasil”. De acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a edição passada reuniu cerca de 2,6 mil instituições com 147 mil atividades cadastradas, ultrapassando a marca de 1000 municípios participantes em todo o país.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Instituto Jovem Empreendedor, MT Criativo, Associação Regional de Produtoras Extrativistas do Pantanal (Arpep) e Polícia Militar.

origem: http://circuitomt.com.br/editorias/cidades/94153-estado-promove-evento-de-divulgaaao-de-ciancia-tecnologia-e-info.html

Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.