Ícone do site GuiadoCFTV

Casa do Futuro: infraestrutura adequada é fundamental para a qualidade dos serviços

Listen to this article

A rede de comunicação é um dos elementos principais do cenário de Internet das Coisas (IoT) – e da casa do futuro, ou casa conectada.

A integração de novas tecnologias dentro de uma residência – em aplicações de segurança, entretenimento, conforto, além do próprio acesso à internet – demanda aumento da largura de banda e uma infraestrutura adequada para suportar o tráfego mais pesado, que inclui streaming de vídeo, áudio, voz e dados. 

A solução ideal para atender tais requisitos é a combinação de rede sem fio e cabeamento estruturado.

O cabeamento estruturado residencial segue requisitos similares a uma infraestrutura de redes corporativa, que tem como características principais:

Em relação ao tipo de cabo a ser utilizado, a norma ANSI/TIA-570-C – Residential Telecommunications Infrastructure Standard e ABNT NBR 16264 Cabeamento estruturado residencial reconhecem os cabos de par trançado não blindados (UTP) Categoria 5e (banda larga de 100 MHz) e Categoria 6 (banda larga de 250 MHz), além de cabos coaxiais e de fibra óptica – opção indicada, principalmente, para travessia de áreas externas ou sujeitas a interferência eletromagnética. 

Em relação ao tipo de cabo a ser utilizado, a norma ANSI/TIA-570-C – Residential Telecommunications Infrastructure Standard ou ABNT NBR 16264 Cabeamento estruturado residencial reconhecem os cabos de par trançado não blindados (UTP) Categoria 5e (banda larga de 100 MHz) e Categoria 6 (banda larga de 250 MHz), além de cabos coaxiais e de fibra óptica – opção indicada, principalmente, para travessia de áreas externas ou sujeitas a interferência eletromagnética.

O cabeamento é parte vital do projeto de uma residência conectada, pois permite um investimento único e a garantia de suporte a diversos arranjos e tecnologias. Para isso, contudo, é importante observar alguns cuidados e recomendações importantes:

Origem:  http://www.revistadainstalacao.com.br/noticias/ultimas-noticias/item/2019-casa-do-futuro-infraestrutura-adequada-e-fundamental-para-a-qualidade-dos-servicos.html

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile