Ícone do site GuiadoCFTV

Quadro de referência nacional para a cibersegurança sai no final de abril

Listen to this article

O Quadro de Referência Nacional para a Cibersegurança tem como objetivo potenciar o diagnóstico aos diferentes sistemas informáticos, bem como indentificar os passos que poderão ser seguidos para melhorar a qualidade das diferentes proteções usadas no ambiente digital

Centro Nacional de Cibersegurança deverá publicar no final do mês de abril o primeiro Quadro de Referência Nacional para a Cibersegurança (QRNC). O documento vai elencar um conjunto de mecanismos e procedimentos que devem ser seguidos por organismos públicos e privados que pretendam aumentar a proteção dos respetivos repositórios de informação.

O Centro Nacional de Cibersegurança confirma que o novo QRNC é inspirado nas conhecidas normas NIST, que são preconizadas nos EUA, e tem como objetivo potenciar o diagnóstico aos diferentes sistemas informáticos, bem como saber que passos poderão ser seguidos para melhorar a qualidade das diferentes proteções usadas no ambiente digital.

No segundo dia do Exercício Nacional de Cibersegurança, António Gameiro Marques, diretor do Centro Nacional de Cibersegurança, lembrou que o QRNC vai dispor de «um subconjunto de procedimentos e controlos para Pequenas e Médias Empresas».

Quadro de Referência deverá complementado com mais dois documentos que poderão funcionar como guias para empresas e entidades públicas que pretendam aumentar os nível de segurança eletrónica. Em junho deverão ser conhecidos os requisitos de cibersegurança exigidos aos prestadores de serviços essenciais; e em outubro deverão ser apresentados os modelos de maturidade que as diferentes organizações deverão seguir para garantir o aperfeiçoamento de ferramentas e procedimentos a aplicar durante a prevenção, a deteção, e a prevenção de incidentes de cibersegurança, bem como os efeitos que poderão produzir numa organização.

Origem: Exame Informática

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile