IoT no monitoramento de barragens é tema de palestra de Hélio Samora no evento da Abinc

Listen to this article

O diretor geral da Industrial IoT Solutions irá demonstrar como as soluções tecnológicas de ponta podem prevenir acidentes e evitar perdas de vidas humanas

A extração de minérios é uma atividade essencial e que requer, cada vez mais, o uso de tecnologias inovadoras para minimizar riscos e danos ao ser humano e ao meio ambiente. Nos últimos anos, as empresas do setor de mineração têm investido em soluções para melhorar o monitoramento e aumentar a segurança das barragens no sentido de diminuir a ocorrência de acidentes, mas, mesmo assim, muitos desses sistemas não oferecem visibilidade do que ocorre nas operações em tempo real. Essa e outras questões serão abordadas por Hélio Samora, diretor geral da Industrial IoT Solutions, na palestra “Uso de IoT para salvar vidas no monitoramento de barragens”, que será apresentada na próxima terça-feira (25 de junho), às 17h10, no evento Abinc Summit – Conexão IoT, promovido pela Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) em São Paulo.

Na avaliação do empresário, vários acidentes recentes poderiam ter evitado a perda de centenas de vidas se tivesse sido instalado nesses locais um sistema mais eficaz de monitoramento e alerta. “As soluções que estão sendo utilizadas pelas mineradoras baseiam-se em transferência e tradução de dados de sensores e em tecnologias obsoletas, e também geram uma grande quantidade de dados de difícil leitura e interpretação”. Samora destaca que, na prática, esses sistemas geram gráficos pobres que dificultam a visualização do que de fato está acontecendo em campo. Na palestra, o empresário fará um comparativo entre essas soluções e a da sensemetrics, da qual a Industrial IoT Solutions é distribuidora para a América Latina, e que representa um novo paradigma para a área de mineração. “Vou mostrar o caso de uma mineradora de Nevada, nos EUA, que comparou a solução da sensemetrics com a de outro fornecedor que já estava instalada na empresa. O sistema da sensemetrics alertou para um potencial problema em tempo muito menor que o do outro sistema. Se esse problema fosse um rompimento de barragem, inúmeras vidas teriam sido poupadas com o alerta antecipado pela solução da sensemetrics porque, nesses casos, segundos fazem a diferença”, exemplifica Samora.

Trata-se de uma solução end-to-end que permite a captura completa de dados de sensores, com padronização e visualização por meio de inteligência de dados em tempo real. Diferenciada por  ser uma arquitetura 100% baseada em nuvem, a plataforma de Internet das Coisas (IoT) reduz o custo e a complexidade de implementação em ambientes de mineração, eliminando a necessidade de customizações e serviços demorados e caros. “É uma solução que permite tomar decisões e ações em questão de segundos, e que no final salvam vidas, o que justifica o slogan Change before you have to – Mude antes que seja obrigado a fazê-lo”, salienta Samora.

O empresário explica que a solução de IoT permite retirar dados dos sensores, os quais são enviados para a plataforma em nuvem da sensemetrics e em seguida para os sistemas de aplicação e análise, sem necessidade de conversão dos dados, evitando perdas de informação e erros humanos. “É uma solução criada na nuvem que possibilita o uso de modernas arquiteturas de forma rápida e escalável, permitindo o monitoramento do que está ocorrendo na operação de mineração em tempo real e o acesso às informações em um único sistema, dispensando a necessidade de ter pessoas em campo para atualizar calibração e fazer a leitura dos sensores. Dessa forma é possível reduzir consideravelmente os custos de manutenção e de propriedade do sistema”, destaca Samora. No Brasil, segundo o empresário, há um grande mercado potencial para utilização dessas soluções e é nesse sentido que a Industrial IoT Solutions pretende atuar de forma direta e por meio de parceiros estratégicos.

Serviço

Abinc Summit – Conexão IoT

Data: 25 e 26 de junho, das 9h00 às 20h00

Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel

Av. das Nações Unidas, 12559 – Brooklin – São Paulo/SP

Sala R19 (Chagall) – Acesso pelo elevador do Lobby, piso M

Informações: https://abinc.org.br/summit/o-evento/

Origem: IoT Solutions

Sirlei Madruga de Oliveira

sirlei@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.