Ícone do site GuiadoCFTV

Casa do futuro: quais novidades já estão disponíveis

Listen to this article

Consumidor que deseja inserir mais tecnologia e praticidade em seu dia a dia encontra dispositivos e eletrodomésticos inteligentes no mercado

Quem está projetando ou montando uma casa com grande apoio na tecnologia precisa conhecer os dispositivos e aparelhos inteligentes já disponíveis no mercado. São equipamentos de segurança, acessibilidade e até mesmo eletrodomésticos, como geladeira, máquina lava e seca e ar-condicionado, que vão fazer muita diferença. O Shoptime apresenta algumas dessas novidades.

Fechaduras e campainhas

Fechaduras inteligentes protegem a casa e você deixa de se preocupar em esquecer as chaves. Elas podem operar com código, biometria, sensores e pelo celular, além de terem conexão com os assistentes de voz, com medidas de segurança para evitar a abertura por desconhecidos.

Também há campainhas conectadas, que contam com câmera, reconhecimento facial e microfone, para falar com quem está do lado de fora da sua casa. É possível cadastrar respostas quando estiver fora e verificar o registro de visitantes, com fotos ou vídeos.

Câmeras e sensores de segurança

As câmeras inteligentes podem ser acionadas por movimento, gravar imagens e enviar para o seu smartphone ou dispositivo smart com tela. Elas podem ser usadas em ambientes internos e externos.

Além das câmeras, você pode investir em outros sensores smart, incluindo sensores de presença e de abertura para portas e janelas. Uma vez acionados, eles enviam um alerta para outros dispositivos e para seu smartphone. Podem ainda acionar rotinas, como acender as luzes ou disparar um alarme, inclusive, com conectividade com serviços de segurança particular.

Caixa de som inteligente

A maioria dos dispositivos e equipamentos inteligentes possuem apps para celular, para serem monitorados e controlados à distância. É interessante que eles também sejam compatíveis com assistentes de voz, como o Google Home, presente em caixas de som inteligente, como a linha Google Nest e Hub.

Juntamente com as lâmpadas conectadas, smart speakers costumam ser os primeiros investimentos na automação residencial.

Iluminação inteligente

Você pode investir em lâmpadas inteligentes, sistemas conectados de LED ou interruptores smart.

As lâmpadas inteligentes têm como vantagem a economia de energia, o controle da intensidade e das cores. Há dispositivos, incluindo alguns sistemas de LED que servem de iluminação secundária ou decorativa, que podem ser sincronizados com o som da Smart TV ou da música que está tocando em um smart speaker.

Ar-condicionado com Wi-Fi

Um ar-condicionado smart também conta com conexão com a rede de internet, para receber comandos via assistente ou smartphone, além do controle remoto. Fabricantes defendem que a economia de energia em modelos inteligentes pode chegar a 70%.

Eletrodomésticos inteligentes

Na cozinha e na área de serviço, os eletrodomésticos inteligentes já são uma realidade: contam não somente com conectividade com a internet, smartphones, outros dispositivos smart e assistentes de voz, mas também com novas tecnologias e recursos de inteligência artificial e foco na economia de recursos.

Modelos de geladeiras inteligentes contam com novas tecnologias de sensores que monitoram temperatura, refrigeração e umidade interna, para preservar melhor os itens armazenados.

Lavadoras inteligentes e máquinas lava e seca smart possuem inovações em performance, com foco na economia de água e energia.

Inovações em micro-ondas passam por tecnologias de aquecimento e cozimento: controle mais preciso da potência e temperatura, para que os alimentos sejam aquecidos ou descongelados por igual, levando em conta a economia de tempo e de energia elétrica. Nos equipamentos smart, é possível controlar todas as funções de forma remota, programando ou ativando o micro-ondas.

Torneira e aspirador robô

Já existe pia com torneira inteligente, com funções de filtragem de água, emissão de bolhas e ondas ultrassônicas, para deixar de molho e lavar de forma mais efetiva os alimentos, inclusive para retirar traços de pesticidas de frutas, legumes e verduras.

Mais próximos do mercado nacional estão os robôs aspiradores de pó smart, com controle via celular ou assistentes de voz e recursos de inteligência artificial, para melhor mapeamento da casa e das rotinas de limpeza.

origem: https://www.techtudo.com.br/noticias/2021/05/casa-do-futuro-quais-novidades-ja-estao-disponiveis.ghtml

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile