Ícone do site GuiadoCFTV

Tomada inteligente: sete modelos com Wi-Fi para comprar em 2021

Listen to this article

Tomadas inteligentes podem aprimorar a experiência de uma casa conectada e até ajudar a economizar energia. Os dispositivos smart mantêm conexão com a internet via Wi-Fi e podem ser controlados à distância por meio de aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS) ou por meio de comandos de voz enviados a assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistente. Além disso, o equipamento também deve ser útil para monitorar os gastos do mês, já que é capaz de enviar relatórios de consumo pelo app.

1. Ekaza EKNX-T005

A Ekaza EKNX-T005 é uma tomada smart de fácil instalação. Para utilizá-la, basta inserir o adaptador em um plug tradicional e configurá-la pelo aplicativo para smartphone, que está disponível para Android e iOS. Pelo app, é possível programar o funcionamento da tomada, indicando horários em que o dispositivo deve ligar ou desligar e, além disso, os usuários podem consultar relatórios de consumo, o que deve ajudar a economizar no final do mês.

A tomada smart Ekaza monitora o consumo dos equipamentos pelo app da fabricante — Foto: Divulgação/Ekaza

2. Novadigital Tomada Inteligente –

O adaptador inteligente da Novadigital também possui instalação fácil, ou seja, basta conectá-lo na tomada padrão e configurá-lo por meio do app para celular. O aplicativo, que está disponível para Android e iPhone (iOS), permite controlar o dispositivo à distância, definir horários de funcionamento e também detalha o consumo de energia dos equipamentos ligados na tomada.

O dispositivo também é compatível com Alexa e Google Assistente, sendo possível controlá-lo por meio de comandos de voz. O modelo suporta corrente de até 16A, é bivolt e ainda conta com um botão físico, que pode ser utilizado para ligar ou desligar o aparelho. Além disso, a tecla também possui um indicativo em LED capaz de mostrar o funcionamento.

Tomada Novadigital apresenta um indicativo em LED capaz de mostrar o funcionamento do dispositivo — Foto: Divulgação/Novadigital

3. Hi by Geonav –

A tomada inteligente da Geonav é um plugue smart de 10A, bivolt e de fácil instalação. Para começar a usá-la, basta conectá-la à tomada padrão da residência e iniciar a configuração do dispositivo pelo celular. O modelo tem app para Android e iPhone que permite o controle mesmo à distância, o que pode evitar acidentes. Pelo app, ainda é possível programar o funcionamento de eletrodomésticos e, assim, dá para ligar a cafeteira em um horário específico e acordar com o café já pronto, por exemplo.

Além disso, o adaptador da Geonav também disponibiliza relatórios de consumo pelo app, o que pode ser útil para controlar os gastos e economizar no fim do mês. O modelo é compatível com assistentes virtuais como Alexa e Google Assistente.

Hi by Geonav permite programar funcionamento de eletrodomésticos — Foto: Divulgação/Geonav

4. Multilaser Liv SE231 –

O plugue de tomada da Multilaser é bivolt, suporta correntes de até 16A e também pode ser controlado por meio de aplicativos para celular. O modelo, assim como os outros da lista, precisa ser configurado pelo smartphone antes da utilização. A tomada smart  é compatível com as assistentes de voz Alexa e Google Assistente.

Os usuários também podem monitorar o consumo dos eletrodomésticos conectados à tomada pelo aplicativo, além de controlar o aparelho remotamente. O app permite programar o funcionamento dos dispositivos conectados e, assim, é possível definir horários para ligar e desligar os equipamentos em casa. Portanto, o usuário pode ligar a torradeira antes mesmo de sair da cama para acordar com o café da manhã pronto.

Multilaser Liv SE231 pode ser controlado por meio de assistentes como Alexa e Google Assistente — Foto: Divulgação/Multilaser

5. i2GO Tomada Inteligente Smart Plug Slim –

Para utilizar o dispositivo, é necessário configurá-lo primeiro pelo celular. Depois disso, os usuários podem verificar consumo de eletrodomésticos, programar datas e horários de funcionamento para equipamentos e até controlar dispositivos à distância. O plugue i2GO também pode ser controlado por meio da Alexa ou Google Assistente.

Com a função de programação, usuários podem até simular a presença de pessoas em casa quando estiverem viajando, por exemplo, o que pode ser útil para deixar o local mais seguro. Com o recurso, é possível ligar e desligar equipamentos barulhentos ou programar o funcionamento de dispositivos que emitam luzes, como a TV da sala. O plugue smart tem capacidade de corrente de até 10A e tensão de 110V.

i2GO Tomada Inteligente Smart Plus Slim pode ser utilizada para simular a presença de pessoas em casa em caso de viagens, por exemplo — Foto: Divulgação/i2GO

6. Smart Plug Wi-Fi RSmart –

A tomada inteligente RSmart tem capacidade máxima de corrente de 10A, é bivolt e, assim como os outros modelos da lista, deve ser configurada pelo smartphone. O dispositivo também pode ser utilizado para monitorar o consumo de eletrodomésticos. O plugue inteligente tem aplicativo para Android e iPhone (iOS), e ainda pode ser controlado por meio de comandos de voz.

Pelo app, é possível acompanhar o consumo dos equipamentos, assim como também é permitido ligar ou desligar a tomada remotamente. O recurso possibilita conferir se o usuário deixou o ferro de passar roupa ligado ao sair de casa, o que pode evitar acidentes mais graves. Além disso, o dispositivo smart também permite programar funções. A tecnologia pode ser usada para ligar ou desligar equipamentos em horários específicos.

Smart Plug Wi-Fi RSmart permite acompanhar o consumo dos equipamentos — Foto: Divulgação/RSmart

7. Smart Plug Wi-Fi Positivo –

A tomada inteligente Positivo também é um plugue smart de fácil instalação. O dispositivo precisa ser conectado ao Wi-Fi e configurado pelo celular antes de usar. Para isso, é necessário baixar o app, que está disponível para Android e iPhone (iOS). Depois, o app pode ser usado para controlar a tomada smart, checar relatórios de consumo e programar o funcionamento de eletrodomésticos.

A tomada é bivolt e suporta corrente de até 16A. O equipamento inteligente ainda é compatível com assistentes virtuais, o que permite ligar ou desligar eletrodomésticos por meio da voz.

Smart Plug Wi-Fi Positivo é bivolt e suporta corrente de até 16A — Foto: Divulgação/Positivo

origem: https://www.techtudo.com.br/listas/2021/08/tomada-inteligente-sete-modelos-com-wi-fi-para-comprar-em-2021.ghtml

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile