Ícone do site GuiadoCFTV

As 10 cidades mais inteligentes do Brasil

Listen to this article

O mercado de cidades inteligentes no Brasil tem uma projeção de crescimento de 23% em cada ano até 2024, segundo a empresa de consultoria e pesquisa tecnológica Technavio.

De forma objetiva, cidades inteligentes são lugares que utilizam recursos tecnológicos para melhorar a qualidade de vida da população. Inclusive, de acordo com o estudo da Technavio, as áreas de governança inteligente, a qual associa o uso da tecnologia e o envolvimento da comunidade, principalmente dos moradores, é a mais promissora para o futuro.

Quer saber quais são e quais as características das cidades inteligentes no Brasil? Leia o conteúdo completo deste post e saiba mais sobre o assunto.

Ranking Connected Smart Cities é um dos principais instrumentos de diagnóstico e mapeador de cidades inteligentes no Brasil.

O estudo avalia as cidades brasileiras sobre a perspectiva de desenvolvimento inteligente, sustentável, humano e conectado. Essa pesquisa analisa as cidades do país sobre 11 eixos e 75 indicadores que se interligam. Os eixos são:

Para tornar isso mais fácil de entender, vamos falar um pouco sobre as características das três primeiras colocadas e também de outras cidades que também se destacaram em algum eixo.

TOP 3 das smart cities

Em São Paulos (SP), o estudo apresentou indicadores de mobilidade da cidade que auxiliaram a vida da população e contribuíram para a primeira colocação, como: Centro de Controle e Operações (CCO), monitoramento de área de risco, agendamento online de consulta, atendimento ao cidadão por meio de aplicativo, entre outros.

Já no âmbito de urbanismo e meio ambiente, a cidade de Curitiba (PR) recebe destaque para o investimento per capita de R$ 594,04 destinado ao setor,  100% de atendimento urbano de água e de esgoto, e 100% da população em área urbana vivendo em área de médio e alto adensamento.

Florianópolis (SC) ocupa a segunda posição por fatores como o sistema de bilhete eletrônico no transporte público, presença de semáforos inteligentes e também na quantidade de ciclovias — 28,3 quilômetros a cada 100 mil habitantes. O índice da primeira colocada é de 5,53, por exemplo.

No eixo de tecnologia e inovação, a cidade do Rio de Janeiro ocupa a primeira colocação no recorte. Entre os indicadores podemos citar: a velocidade média das conexões contratadas de banda larga é de 99,8 mbps, a cidade tem 100% de cobertura por sinal 4G, 69,6% das residências são cobertas com banda larga e 3,62% da população trabalha no setor de tecnologia e inovação.

cidade de São Caetano do Sul (SP) é a cidade mais bem posicionada no recorte de segurança do Ranking Connected Smart Cities. Isso por ter um Centro de Controle e Operações e registrar apenas cerca de 7,4 homicídios para cada 100 mil habitantes, Investimento em segurança de R$303,32 per capita, e 325,4 policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito por cem mil habitantes.

Tecnologias aplicadas em cidades inteligentes

As tecnologias aplicadas às cidades inteligentes no Brasil vão desde a construção da infraestrutura do município até aplicativos que facilitam o acesso à informação. Entenda melhor sobre alguns recursos que podem ser utilizados nas cidades digitais.

origem: Cidades inteligentes no Brasil: o que são e quais tecnologias utilizam |  Blog Intelbras

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile