Roraima instala câmeras de monitoramento na fronteira do Brasil com a Venezuela

Listen to this article

A cidade de Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, ao Norte de Roraima, agora tem câmeras de monitoramento e outros equipamentos de segurança, que começaram a funcionar nesta quinta-feira (9).

O trabalho integra o projeto chamado de “FronteiraTech”, uma parceria entre o governo do estado e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O trabalho envolve uso de tecnologias como a Internet das Coisas (também chamada de IoT, pela sigla em inglês Internet of Things) e Inteligência Artificial (IA), voltadas para a segurança pública em zonas de fronteira.

O custo para a instalação do equipamentos foi de R$ 3,1 milhões, oriundos da própria ABDI, segundo o governo. Ao todo, foram instaladas em Pacaraima:

• 10 luminárias inteligentes com dimerização – recurso que permite regular a intensidade da luz e, assim, economizar energia;

• 20 luminárias inteligentes com câmeras de vigilância integradas;

• Software de reconhecimento facial;

• Quatro câmeras de sensoriamento do tipo speed dome – equipamento que permite capturas panorâmicas em até 360° e com maior precisão;

• Substituição de postes de madeira por postes de concreto e instalação de Wi-Fi.

Além disso, foram instalados Datacenter, que é um centro para armazenamento e processamento de imagens e dados; telas de vídeowall (série de monitores conectados fisicamente em arranjo); quatro câmeras de reconhecimento de placas de veículos; software de reconhecimento de placas; drone com câmera termográfica, além da licença dos softwares por três anos.

origem: Roraima instala câmeras de monitoramento na fronteira do Brasil com a Venezuela – Revista Segurança Eletrônica | Revista Segurança Eletrônica (revistasegurancaeletronica.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.