Prefeitura de Arapongas instala câmeras de monitoramento em 48 prédios públicos

Listen to this article

A Prefeitura Municipal de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), iniciou nesta segunda-feira, 07, a instalação de câmeras de monitoramento em prédios públicos.

Nesta primeira etapa, serão contemplados 24 locais – os primeiros pontos foram a Unidade Básica de Saúde Dr. Abelardo de Araújo Moreira, que fica no Conjunto San Raphael II, e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Hilda Santiago Grassano, também do Cj. San Raphael.

O projeto deve abranger o total de 48 prédios – com recursos próprios, no valor de R$ 900 mil. Segundo o secretário da pasta, Paulo Argati, serão aproximadamente 200 câmeras de segurança distribuídas nas áreas internas e externas dos prédios públicos.

“Tudo será monitorado 24 horas por dia, através do nosso Centro de Monitoramento Municipal. Este já era um projeto que almejávamos há algum tempo e que, com o apoio do prefeito Sérgio Onofre, finalmente saiu do papel. Vamos aumentar e fortalecer a segurança nesses pontos cruciais, coibindo a prática de crimes, como furtos, roubos e até mesmo vandalismo e depredação dos prédios públicos”, afirmou. Argati ainda acrescenta que o sistema conta com mais de 400 pontos de alarmes – com sensores de presença. 
Arapongas conta atualmente com 52 prédios públicos monitorados com câmeras e alarmes. Somando ao novo projeto, o município deve atingir cerca de 80% dos prédios públicos municipais monitorados.

“Isso irá beneficiar muito a segurança municipal. As câmaras serão gradativamente instaladas em pontos cruciais, como praças, escolas, espaços esportivos, entre outros”, reforçou o secretário.
VANDALISMO
Recentemente, duas novas ações de vandalismo foram registradas em Arapongas: uma no Meu Campinho do Cj. Águias e, novamente, no Centro de Lazer e Esporte Adilson Siqueira, no Jd. Interlagos. No primeiro local, as luminárias da quadra esportiva foram furtadas e o salão comunitário, bem ao lado, também foi vandalizado com pichações e quebra de vidraças.

Já o segundo local teve a porta metálica de um dos banheiros retirada, além de outros danos no vestiário e quadra esportiva. O vice-prefeito e também secretário de Obras, Jair Milani, lamentou ambas as situações. “É uma tristeza vermos o que tem acontecido em nossos locais públicos. Aqueles que também deveriam cuidar são os que vandalizam e destroem.

Muitas das obras contam com recursos estaduais ou federais – exclusivos para as obras. E quando estes locais são depredados, temos que buscar novos recursos, o que torna tudo mais difícil. A má intenção de alguns prejudica toda uma comunidade.

Vamos nos reorganizar e reparar os danos, mas pedimos a colaboração de todos”, salientou. Milani ainda acrescentou que a expectativa é de que as novas câmeras coíbam tais crimes e que favoreçam a identificação de seus autores.
Em casos de vandalismo ao patrimônio público, a população pode colaborar denunciando através do 153 ou 0800 645 90 60 (Guarda Municipal).

origem: Prefeitura inicia instalação de câmeras de monitoramento em 48 prédios públicos (arapongas.pr.gov.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.