Ícone do site GuiadoCFTV

Começa implantação do Centro de Operações de Inteligência da Guarda Civil Municipal

Listen to this article

No último dia 29 de abril foi definida, por meio de processo licitatório, a empresa que fará as reformas nas salas na base da Guarda Civil Municipal de Valinhos para implantação do Centro de Operações e Inteligência (COI), o maior projeto de segurança do município que será concretizado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy. Nos próximos dias, as obras terão início.

“Valinhos entra, em definitivo, com investimentos diferenciados e inéditos em inteligência tecnológica na segurança pública. Estamos trazendo para nossa cidade o que há de mais moderno em ferramentas de segurança eletrônica integrada e, com o início das obras do COI, somado ao trabalho da nossa Guarda Municipal e a política de integração com todas as forças policiais, vamos concretizar esse objetivo”, destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O objetivo do COI, destaca a prefeita, é fornecer às policias locais (Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil) informações qualificadas e estatísticas para análises de forma inteligente, promovendo a intensificação do trabalho conjunto e reduzindo o tempo de resposta das ações preventivas e repressivas de segurança pública, de modo a dar continuidade a diminuição dos índices de criminalidade no município.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, paralelamente ao andamento das obras já está ocorrendo as licitações para aquisição das instalações mobiliárias e eletrônicas, como aquisição de computadores, telões e demais equipamentos. “Temos um cronograma e várias frentes trabalhando para que assim que se encerrarem as obras seja dada sequência às outras etapas”, explicou o secretário. O prazo para conclusão da reforma, após iniciada, é de 60 dias.

As tratativas para implantação do COI começaram em 2021, mas de acordo com Cruz, o combate à pandemia do Covid-19 impediu a celeridade do processo.

Ainda dentro do plano de governo para a área de segurança da prefeita Capitã Lucimara Godoy, no final de fevereiro Valinhos ganhou um importante aliado na área, a disponibilização de acesso da Guarda Civil Municipal ao Sistema Córtex do Ministério da Justiça, tecnologia de inteligência artificial considerada uma das maiores ferramentas de vigilância e controle do Brasil, que permite, de forma digital, acessar diversos bancos de dados de todo Brasil, a partir do patrulhamento e averiguação pelos guardas municipais de pessoas e veículos nas ruas da cidade.

origem: Começa implantação do Centro de… (valinhos.sp.gov.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile