Os múltiplos benefícios das câmeras à prova de explosão

Escutar o áudio deste artigo

Projetadas para eliminar o risco de a câmera gerar uma faísca que pode causar uma explosão em ambientes de risco, as câmeras à prova de explosão contam com este benefício, mas que não descreve completamente todos os recursos que os equipamentos agregam ao projeto. A segurança continua na linha de frente, mas a alta qualidade das câmeras e, cada vez mais, a capacidade de integrar outros sensores, soma oportunidades para impulsionar muitos aspectos da eficiência operacional.

É óbvio que as câmeras são essenciais em ambientes onde há um risco genuíno de explosão. Contudo, o que pode ser menos óbvio é a frequência com que isso acontece e em quantos setores da indústria, tanto para infraestrutura crítica quanto para outras operações industriais, os equipamentos colaboram.

Os riscos de explosão em todos são bem conhecidos, e, por esse motivo, existem regulamentos rigorosos em relação às instalações industriais e fabris. Essas legislações detalham diferentes zonas dentro das quais apenas determinados equipamentos são certificados para serem utilizados, bem como os requisitos para os equipamentos em si, incluindo câmeras de vigilância. De forma simples, as câmeras à prova de explosão são colocadas em um invólucro resistente, geralmente feito de aço inoxidável ou alumínio, que elimina o risco de que qualquer possível faísca cause um acidente.

Entretanto, hoje, as câmeras de vídeo em rede são muito mais do que imagens ao vivo. Com o uso crescente de aprendizado profundo, os equipamentos detectam padrões, tendências e irregularidades que trazem benefícios adicionais em saúde e segurança e eficiência operacional. A análise pode apontar se aqueles que trabalham em áreas perigosas estão usando as roupas de proteção apropriadas, enquanto a análise de fumaça e fogo oferece a possibilidade de detectar princípios de incêndio.

Essa combinação de dados das câmeras de vídeo – tanto visuais quanto de metadados – junto com os de outros sensores, podem ser coletados e analisados no data center e, ao longo do tempo, consolidar insights que resultarão em eficiência operacional, melhorias de segurança e manutenção preditiva.

Investir em câmeras de vigilância de médio padrão pode resultar em economia de curto prazo, mas reduz drasticamente o nível de detalhes capturados.

À medida que os recursos “além do vídeo” das câmeras protegidas contra explosões multiplicam. Além da segurança, a solução pode melhorar os níveis de eficiência operacional e representar um retorno sobre o investimento acima do esperado.

 Sergio Fukushima, Business Development Manager da Axis Communications

origem: Os múltiplos benefícios das câmeras à prova de explosão | Revista Segurança Eletrônica (revistasegurancaeletronica.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.