Morte de Tyre Nichols reacende debate sobre rede de vigilância por câmera nos EUA

Listen to this article

polícia de Memphis, no estado de Tennessee, nos Estados Unidos, divulgou imagens da semana passada de 5 de seus agentes espancando Tyre Nichols. Outros vídeos chocantes vieram de uma câmera de segurança que faz parte da rede de vigilância da cidade, chamada SkyCop.

São 2.100 câmeras distribuídas que transmitem a imagem para um centro de comando policial a cada minuto. A empresa responsável se promove como uma “poderosa ferramenta anti-crimes”.

A cidade investiu US$10 milhões para expandir seu sistema de segurança. Porém, apesar das promessas, o crime aumentou em Memphis. A morte de Tyre Nichols reacendeu o debate sobre o tema.

A diferença da SkyCop para as câmeras de segurança tradicionais é que, por não terem um sistema fechado, elas permitem que policiais rastreiem e persigam suspeitos ao vivo. No entanto, não há nenhuma evidência de que esta tecnologia realmente reduza a violência nas cidades. Além disso, as imagens reproduzidas são quase exclusividade da polícia, segundo o The Washington Post.

Uma parte da população questiona se os gastos com o equipamento e sua instalação valeram a pena. As câmeras foram mencionadas em menos de 3% dos mais de 74 mil relatórios criminais arquivados em 2021, incluindo apenas um dos 228 assassinatos, segundo a investigação do Daily Memphian naquele ano.

O caso

Tyre Nichols, de 29 anos, levou chutes, socos e foi agredido com um cassetete por policiais no dia 7 de janeiro. O homem negro estava desarmado e gritava pela sua mãe, que estava em sua casa, a menos de 100 metros do crime. Ele veio a falecer 3 dias depois do ocorrido.

Os 5 agressores, agora ex-policiais, também são negros e estão enfrentando acusações por:

  • Assassinato de segundo grau;
  • Sequestro;
  • Agressão grave.

Ao que tudo indica, tudo começou com uma parada no trânsito que os ex-policiais acharam imprudente. A ambulância demorou cerca de 22 minutos para chegar ao local depois que os oficiais da polícia anunciaram que ele estava sob custódia.

origem: https://olhardigital.com.br/2023/02/02/pro/morte-de-tyre-nichols-reacende-debate-sobre-rede-de-vigilancia-por-camera-nos-eua/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

 

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.