Solução da Pumatronix traz mais agilidade ao estacionamento rotativo

Solução da Pumatronix traz mais agilidade ao estacionamento rotativo dos centros urbanos em todo o Brasil

Desde o fim do ano, as vagas de estacionamento da Zona Azul da cidade de São Paulo gerenciadas pela Estapar utilizam a tecnologia ITSCAMPRO VTR-4, da Pumatronix, indústria brasileira que desenvolve soluções para ITS (Sistemas de Transporte Inteligente) de alta tecnologia na captura e processamento de imagens e leitura de placas de veículos (OCR/LPR). São 51 mil vagas ao redor da capital paulista, geridas com controle digital.

Se antes os agentes de trânsito precisavam caminhar a pé, cumprindo um trajeto limitado de verificações, agora a captura de imagens é feita por quatro câmeras instaladas em veículos de fiscalização munidos de inteligência artificial. O resultado é maior controle, segurança e alternância efetiva das vagas.

“A primeira grande vantagem é que o sistema garante a rotatividade do estacionamento, abrindo espaço para que outros possam usufruir das vagas de rua”, explica o consultor de vendas da Pumatronix, Flávio Ávila.

Dessa forma, os motoristas precisam circular menos para buscar um local para estacionar, o que beneficia o comércio, pontos turísticos e o trânsito como um todo.

Mas a solução ganha ainda maior amplitude quando utilizada em paralelo às necessidades de Segurança Pública da cidade, por meio da gestão de informações veiculares em tempo real em conexão com bancos de dados. Por isso, o ITSCAMPRO VTR-4 é utilizado como apoio em operações policiais, já que faz o monitoramento de veículos, detecção de veículos irregulares, com alertas de furtos, motoristas com restrições na CNH, entre outras pendências.

A tecnologia ainda realiza o processamento direto no sistema das entidades de segurança pública.

Um recurso de ponta trazido pelo sistema é a geolocalização: o equipamento passa as coordenadas precisas do local onde identificou o veículo ao sistema de gestão, um fator imprescindível para a fiscalização policial. Essa funcionalidade é possível graças à constante pesquisa da Pumatronix por novas soluções.

Entenda a tecnologia OCR

Segundo Ávila, a tecnologia do ITSCAMPRO-VTR4 compreende um pacote de hardware e software específicos para a identificação veicular por meio de algoritmos de OCR, o que permite o uso móvel ou estático, ou seja, a tecnologia é acoplada em viaturas ou utilizada em tripés, similar a um radar móvel.

“Na prática, são instaladas no veículo fiscalizador quatro câmeras, duas apontadas para frente e duas para trás. Dessa forma, é possível garantir o reconhecimento preciso dos veículos, seja pela placa frontal ou traseira“, exemplifica Ávila.

“Os aplicativos oferecidos pelas operadoras de estacionamento possuem recursos adicionais práticos: além da compra e ativação do serviço por meio do app, em alguns casos o motorista tem acesso ao mapa de ocupação das vagas em tempo real para se planejar antes mesmo de chegar no destino”, acrescenta.

Outras cidades que utilizam o ITSCAMPRO-VTR4 são Maricá (RJ), Araraquara, Araçatuba, Piracicaba e São José dos Campos (SP), Gravataí e Porto Alegre (RS), Juiz de Fora (MG) e Caruaru (PE), entre outras.

No Paraná, a cidade industrial de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, inovou e acaba de implantar a solução ITSCAMPRO-VTR4 para fiscalizar o tempo de permanência dos veículos nas vagas gratuitas, porém por um período máximo de duas horas. Com isso, a cidade encontrou uma solução para não onerar o cidadão e ao mesmo tempo gerenciar o uso coletivo das vagas de rua.

origem: https://revistadigitalsecurity.com.br/solucao-da-pumatronix-traz-mais-agilidade-ao-estacionamento-rotativo-dos-centros-urbanos-em-todo-o-brasil/

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

sirlei@guiadocftv.com.br

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante:

Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.