Estabilidade de PCs para CFTV

Listen to this article

Uma estação de trabalho tem uma taxa de utilização diária em torno de 8 a 10 horas, esse é o período que o computador permanecerá ligado, além de normalmente permanecer desligado nos finais de semana. Além disso em uma estação de trabalho os programas executados fazem um uso baixo de recursos tendo uma gravação em disco de forma aleatória, eventualmente faz gravações de grande quantidade de dados, mas também pode passar vários minutos sem praticamente nenhum acesso ao disco. Além disso o uso de CPU é relativamente baixo, mesmo com o compartilhamento de diversos programas ao mesmo tempo.

Já em um servidor de CFTV a situação é bem diferente, pois temos um sistema de captura, com grande parte do processamento da captura sendo feito pela CPU do servidor. Esse uso mais elevado de CPU gera um maior aquecimento por parte do microprocessador, que dependerá de um bom sistema de arrefecimento e ventilação, formado pelo dissipador de calor, cooler (ventoinha), pasta térmica, conexão perfeita, e também um bom sistema de circulação de ar dentro do gabinete. Sendo as questões relativas ao aquecimento, alguns dos aspectos importantes, e que merece grande atenção e cuidado em um sistema de CFTV, pois o sistema irá operar por longos períodos, muitas vezes até 24 horas de gravação, essa gravação gera além do aquecimento constante do microprocessador, também o aquecimento do Disco Rígido (HD), que fara constantemente a gravação das imagens, e permanecendo em temperatura elevada. Um sistema com problemas na montagem e na temperatura interna pode gerar travamentos, erros, perda de dados, etc.

Em relação as placas, o maior aquecimento se encontra na parte superior, ou seja no lado dos componentes, é possível a utilização de dissipadores nos componentes, Chipsets, processadores, etc. Mas sem uma ventilação adequada, talvez isso não faça tanta diferença.

O principal segredo da estabilidade térmica é a criação de um caminho para circulação do ar direcionado pelos coolers. Ou seja de uma entrada para uma saída. Normalmente a saída é o próprio cooler da fonte ATX.

Você deve utilizar um duto de ar que direcione o ar aquecido proveniente do microprocessador para fora do gabinete, existem vários modelos, alguns gabinetes já vem com o duto, mas um tipo bastante interessante é o da linha Badong que é de alumínio sanfonado, e pode ser ajustado de acordo com o gabinete utilizado.

Utilize cabos Roud para HD do tipo IDE, CD e Floppy, que são cabos finos, ao invés de utilizar cabos flat (chatos) que bloqueiam uma área muito grande de circulação interna. Mas prefira os HDs do padrão SATA, que são mais rápidos no acesso e o cabo de conexão é muito mais fino.

existem também outros coolers especiais, que fazem a ventilação do gabinete, placas possível utilizar coolers de HD que ficam sobrepostos ao HD para reduzir sua temperatura.

Outra dica é Além disso utilize um software de monitoramento de temperatura, como o SpeedFan. Que é uma ferramenta de monitoramento de temperatura e gerenciamento de coolers totalmente gratuita.

Download SpeedFan

Em breve analisaremos mais detalhes do Speed Fan, em outro artigo.

Mas independentemente de todas estas ações, nenhuma é mais importante que a manutenção preventiva, onde os principais pontos a serem verificados são:

– Limpeza de coolers, placas e espaço interno;
– Desobstrução de passagens de ar;
– Verificação de conexões e fixação de componentes;
– Verificação de configuração;

Entre outros itens importantes.

Sobre o Autor:

Marcelo Peres
Guia do CFTV

Encontrou alguma informação incorreta ou desatualizada no texto?
Escreva para mim: mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.