O que são Câmeras IP – CFTV

Listen to this article

Uma Camera IP, também conhecida como câmera de rede é um dispositivo eletrônico que permite ao usuário visualizar ao vivo, através de uma rede local ou remotamente via internet, com objetivos de visualização, controle, monitoramento e gravação. Consiste basicamente de um sensor de imagem, circuito de análise e processamento de vídeo, servidor de vídeo web e interface de rede, integrados no mesmo equipamento com funções e programação otimizados para uma operação em conjunto com sistemas de rede.

É formada internamente por uma complexa estrutura de processos, controladas por um sistema operacional próprio, integrando todas as funções necessárias para a sua operação e gerenciamento, incluindo a transmissão remota, processos de captura e compactação de imagens, configuração remota, controle de periféricos, atualização de aplicação, entre outras.

Diferentemente das câmeras de CFTV analógicas, as câmeras IP possuem uma comunicação através de redes ethernet, utilizando protocolos de transmissão de dados, baseados principalmente em TCP/IP. Uma câmera IP combina uma câmera de CFTV com características de um servidor de vídeo web, incluindo a digitalização e compactação de vídeo, assim como a conectividade de rede. A partir da rede, o vídeo é transportado através de uma rede IP, através de hubs, switches e roteadores, e gravado em ou um PC com o Software de Gerenciamento e Controle de Vídeo (NVR), ou ainda em um NVR de hardware dedicado.

Câmera IP
Tecnologia de Câmeras IP

A tecnologia representa uma atualização dos sistemas de CFTV para uma estrutura digital de transmissão de imagens em rede, desde as câmeras e é também um sistema de vídeo plenamente baseado em rede, onde nenhum componente analógico intermediário está sendo utilizado.

Um sistema de vídeo em rede utiliza o processamento nas câmeras IP como forma de reduzir a utilização da banda, permitir a utilização da infra-estrutura de rede existente, ampliar as capacidades e conectividades do sistema de CFTV. Proporcionando ainda uma resolução superior (megapixel), qualidade de imagem consistente, possibilidade de POE (Power Over Ethernet – Alimentação sobre Rede), utilização de dispositivos de rede Wireless (Wi-Fi), possibilidade de Pan/Tilt/Zoom Integrados, áudio, entradas e saídas digitais, acionamento de dispositivos, maior flexibilidade e capacidade de integração.

Uma câmera convencional digital tem uma resolução máxima de 640 x 480 com aproximadamente 300.000 Pixels ou aproximadamente 0,3 Megapixel, já uma câmera IP poderá ter resoluções de até 2592 x 1944 ou aproximadamente 5 Megapixel.

Com resoluções desta dimensão a capacidade de reconhecimento e verificação de detalhes em uma imagem fica muito facilitada, mas acima de tudo são possíveis novos recursos como movimentação no escopo da área de visualização, zoom em parte da imagem, etc. Porém um fato importante é que a maioria das redes e conexões de internet ainda não está preparada para gerenciar o trafego gerado por imagens destas dimensões, por isso é muito importante uma análise criteriosa na escolha do sistema.

Câmera IP
Tecnologia de Câmeras IP

A primeira câmera IP foi desenvolvida pela Axis Communications em 1996, utilizando uma plataforma Linux embarcada. A Axis também disponibilizou sua API (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos) que permitiu a integração e criação de softwares e sistemas de gerenciamento por parte de terceiros, resultando em um crescimento exponencial do mercado de vigilância IP. Essa prática permitiu a criação de sistemas personalizados para as mais diversas aplicações e propósitos, assim como uma distribuição do conhecimento em um número maior de empresas.

Algumas das vantagens das câmeras IP incluem:

  • Utilização de infra-estrutura de rede e cabeamento estruturado, reduzindo os custos de implantação e manutenção de redes distintas.
  • Permite a utilização de soluções abertas ou híbridas para gravação e gerenciamento.
  • Maior confiabilidade e segurança na transmissão de imagens;
  • Uso de tecnologias de cabeamento com padrões de qualidade superiores, obtendo custos reduzidos para instalações de grande porte ou de missão crítica. (Uso de cabo CAT5e ao invés de cabos coaxiais RG-59).
  • Possibilidade de alimentação via POE (Power over Ethernet), ou seja alimentação através do cabo de rede, que faz a transmissão de dados e alimentação.
  • Possibilidade de atualização de aplicação (Firmware) e configuração remota via rede ou internet.
  • Suporte a múltiplos padrões de vídeo e resoluções inclusive megapixel.
    Transmissão de comandos PTZ (pan, tilt e zoom) para câmeras móveis e speed-domes através do mesmo cabo.
  • Possibilidade de transmissão de áudio, áudio bi-direcional, interface de entrada e saída de alarme, etc.
  • Envios de alertas automáticos por e-mail e armazenamento de imagens por FTP.
    Suporte a diferentes codecs e formatos de compactação de vídeo, assim como diferentes protocolos de acordo com a aplicação.
  • Suporte a funções de vídeo inteligente, incluindo detecção de movimento, reconhecimento de faces, análise de movimentação, reconhecimento de objetos estranhos, reconhecimento de falta de objetos ou mudança de cena, entre outras.
  • Possibilidade de integração com sistemas avançados de controle, incluindo funções de vídeo, supervisão, controle de acesso, alarme, automação, controle de tráfego, etc.
  • Equipamentos prontos para crescerem de acordo com as necessidades da aplicação e desenvolvimento dos sistemas, permitindo uma vida útil maior sobre esta expansão.

Existem atualmente um grande número de fabricantes e fornecedores de soluções de CFTV IP no mundo, alguns dedicados a fabricação de Hardware, como câmeras IP, web-servers, etc, outros no desenvolvimentos de aplicações e integração de sistemas, possivelmente teremos em breve um crescimento muito acentuado deste tipo de solução em nosso país, tanto em termos de tecnologia como de oferta de equipamentos, é importante cada vez mais conhecer as características mais importantes na determinação do sistema que cumpra os objetivos de segurança traçados.

 

Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.