Por que utilizar um software de Projeto de CFTV?

Neste artigo apresentaremos algumas das principais razões pelas quais a utilização de uma ferramenta de projeto de CFTV pode melhorar o planejamento, execução e gerenciamento de seus sistemas de Circuito Fechado de Televisão com foco na qualidade e torná-los muito mais profissionais e atrativos.

Também serão apresentadas e discutidas algumas das vantagens da utilização de uma ferramenta especializada para o desenvolvimento e planejamento de sistemas de videomonitoramento e por que utilizar um software de Projeto de CFTV profissional.

Por que utilizar um software de Projeto de CFTV?

Eis alguns dos principais motivos por que utilizar um software de Projeto de CFTV para o desenvolvimento de um projeto avançado e profissional:

Desenvolver projetos avançados de maneira prática e organizada

Em um mercado de alta competitividade e com evolução muito rápida, a utilização de ferramentas especializadas permite desenvolver trabalhos baseados em parâmetros técnicos de equipamentos, necessidades de segurança do local e condições práticas das construções.

A partir do estudo das características construtivas do local e da análise das necessidades de segurança da aplicação é possível desenvolver projetos focados nos resultados esperados em termos de segurança e desempenho, determinando as especificações técnicas necessárias para obter o nível de qualidade necessário de acordo com o nível de segurança necessário.

Da mesma forma, o uso de uma ferramenta de design permite a criação de documentação e recursos gráficos, proposta técnica, projeto básico, memorial descritivo, As-Built e diagramas de configuração, que ao longo do tempo poderão ajudar na evolução da solução de videomonitoramento e acompanhamento das melhorias e correções implantadas de maneira sistemática e organizada.

Aplicar conceitos avançados de segurança

Através do uso de ferramentas avançadas de projeto é possível definir as características necessárias mais importantes para um determinado sistema de videomonitoramento. Isso possibilita determinar os equipamentos mais adequados, parâmetros de instalação necessários e também as características esperadas para o sistema.

A aplicação de equipamentos adequados as especificações técnicas projetadas em conjunto com a instalação de acordo com os parâmetros de projeto possibilitam que o sistema tenha um desempenho de alto nível, proporcionando imagens de alta resolução e qualidade, com o campo visual especificamente necessário.

Captar Clientes de Alto Nível

Atualmente um dos maiores desafios para uma empresa integradora de sistemas de segurança é obter novos clientes mantendo os atuais, esta é uma das chaves para o sucesso neste mercado.

Porém também é importante que o cliente enxergue as vantagens de um projeto avançado e entenda os benefícios que o projeto detalhado pode trazer em termos de desempenho e até mesmo de valor, uma vez que poderá investir de maneira mais inteligente e planejada a longo prazo.

Com a aplicação de técnicas de projeto em conjunto com uma ferramenta avançada de software, é possível não somente fazer cotações de sistemas de CFTV, mas proporcionar um estudo avançado para o desenvolvimento de sistemas profissionais com definição de campos visuais de câmeras, equipamentos mais adequados, simulação 3D das áreas de cobertura, desenhos adequados, objetos de teste, modelos 3D avançados, definição de largura de banda, estimativa de gravação e parâmetros de vídeo, etc.

Um projeto neste nível podem proporcionar ao cliente uma experiência de segurança de outro nível, proporcionando novos níveis de segurança e desempenho, deixando uma impressão duradoura e efetiva em seus clientes mais qualificados.

Melhor visualização e apresentação do sistema

Com um projeto avançado e profissional é possível apresentar e demonstrar possibilidades de otimização dos recursos de equipamentos e redução de custos, através da utilização de câmeras com cobertura e resolução ideias, tornando possível obter uma melhor utilização do hardware e também reduzir pontos cegos e falhas de cobertura, aumentando assim o nível de segurança ao mesmo tempo que permite otimizar o número total de câmeras.

Da mesma forma é possível também utilizar o projeto base para em conjunto com o cliente realizar todas as correções e ajustes específicos, de acordo com as necessidades de segurança e características do local.

É possível também demonstrar os resultados do posicionamento e cobertura das câmeras e possíveis variações de equipamentos e configurações e mostrando os resultados práticos na cobertura e campo visual através das simulações 3D, apresentando o nível de resolução e campo visual de acordo com os parâmetros de instalação e dos equipamentos escolhidos.

Da mesma forma é possível demonstrar diferentes opções do projeto, com diferentes resoluções, diferente número de câmeras, modelos distintos de câmeras, posições diferentes de instalação das câmeras e muito mais.

Todos esses fatores contribuem muito para conquistar e reter novos clientes ao longo do desenvolvimento do projeto, e reforçar sua expertise a comprometimento com os melhores resultados de segurança.

Projetar sistemas de videomonitoramento avançados e profissionais

“Uma imagem fala mais do que mil palavras”, a milenar e sábia frase de Confucio é a representação da real importância da imagem para o ser humano. Em aplicações de segurança essa verdade é ainda mais crítica, pois a imagem atualmente um dos principais recursos e ferramentas de análise, operação, prevenção e gerenciamento de riscos e vulnerabilidades.

É verdade que a maioria dos seres humanos aprende muito mais rapidamente quando auxiliada por recursos visuais e imagens, pois isso está mais em sintonia com a psicologia humana do aprendizado da maioria das pessoas.

Da mesma forma, como profissionais e especialistas em segurança por vídeo é nossa obrigação fornecer aos nossos clientes imagens de qualidade nas mais diversas condições e que estas imagens cubram as áreas de risco proporcionando os níveis de resolução necessários para cada área protegida.

Algumas ferramentas possibilitam aproveitar ao máximo esses conceitos, através da otimização da resolução com parâmetros de densidade de resolução, definida por “Pixel por Metro” ou PPM. Através desta metodologia é possível otimizar sistemas de CFTV, através do projeto, descrição, desenho e exibição as informações de maneira intuitiva e de fácil entendimento.

O método Pixels por metro, permite definir o número de pixels que estão sendo capturados pela câmera e dividir pela largura horizontal da cena que está sendo coberta pela lente.

Alguns sistemas de projeto permitem demonstrar o grau de resolução nas diferentes regiões de cobertura das câmeras, identificando áreas de Identificação, Reconhecimento, Detecção, Monitoramento e Observação. A identificação das regiões de cobertura permite entender a capacidade visual de diferentes resoluções e otimizar a cobertura para as áreas realmente necessárias.

Em outro artigo abordaremos a importância da Densidade de Pixels, PPM ou PPF em aplicações de videomonitoramento e CFTV e como obter melhores resultados com esta métrica.

Ferramenta de Projeto de CFTV IP Design Tool
Ferramenta de Projeto de CFTV IP Design Tool

Desenvolver projetos complexos de maneira rápida e prática

Algumas ferramentas de projeto de CFTV permitem utilizar os recursos de edição e desenho mais avançados, que além de serem extremamente intuitivos, permitem criar projetos complexos com relativa agilidade.

  • Funções normais de outros softwares Copiar, Recortar, Colar e mover são muito similares a outras ferramentas e podemos fazer uso delas naturalmente, pois a curva de aprendizado é muito pequena. Os processos também seguem padrões lógicos naturais, como se estivéssemos reconstruindo a estrutura física do local. Da mesma forma a resposta visual é imediata, ou seja, se inserimos uma parede, visualizamos imediatamente o resultado da parede na nossa representação gráfica, e podemos ajustar parâmetros como altura, cor, textura e posição.
  • Recursos como Desfazer e Refazer para voltar alguns passos no projeto, ferramentas como o carimbo que cola várias cópias de um objeto, ferramenta de medição de distâncias para medir dimensões de objetos, além do uso de grade variável para servir de referência para a construção de objetos, entre outros recursos facilita muito o trabalho.
  • O uso de modelos 3D profissionais traz um grau de realismo e conexão muito elevado, agregando um novo nível de experiência em simulação.
  • A possibilidade de utilizar como base para os projetos, desenhos existentes em imagem, PDF ou arquivos de AutoCAD permite reduzir muito o retrabalho, uma vez que referências muito precisas já estão traçadas, basta agregarmos os elementos de projeto necessários para a simulação do CFTV.
  • Além disso, para áreas extensas temos a possibilidade de importar imagens do Google Maps ou Earth diretamente no sistema auxilia muito na construção de simulações realistas baseadas nas reais dimensões e relevo das áreas do projeto.

Encorajar clientes a investir mais em segurança

O fator econômico ou custo do sistema muitas vezes é uma prioridade, porém nem sempre, especialmente na área de segurança e em aplicações críticas. Dessa maneira, um estudo avançado e honesto em relação as necessidades de segurança do ambiente a ser protegido podem conduzir o projeto a aumentar o número de câmeras, ou otimizá-las de forma a ampliar a cobertura e capacidade do sistema e muitas vezes aumentar o investimento realizado, de maneira consistente.

Entre outros pontos, é possível demonstrar ao cliente o número de câmeras presente no projeto, a cobertura obtida com estas câmeras e o nível de qualidade de imagem. E em uma análise precisa das necessidades de segurança, estabelecer posições críticas em relação a identificação e reconhecimento de pessoas, bem como justificar a utilização de câmeras de maior resolução ou mesmo um número maior de câmeras de forma proporcionar os níveis de segurança necessários.

É possível demonstrar que um pequeno aumento no investimento pode ajudar a economizar muito no projeto ao longo do tempo, bem como otimizar os resultados dos processos de segurança, evitando situações críticas, perdas e eventos de alto risco.

Aumentar o Comprometimento dos Clientes com o Projeto

A realização de um design de projeto de qualidade, pode tornar seus clientes potenciais parceiros de desenvolvimento e proporcionar um trabalho a longo prazo. A execução do projeto, muitas vezes pode esbarrar na capacidade de investimento disponível, porém o investimento pode ser dividido ou programado de forma a serem desenvolvimento dentro de um cronograma devidamente programado.

A definição de prioridades, mapeamento de áreas de maior risco e vulnerabilidades, é um dos elementos-chave para o estudo e definição do budget ou orçamento para investimentos futuros. Devemos lembrar que grandes projetos nunca são realizados de uma única vez, e em segurança eletrônica essencialmente são construídos em várias etapas, de maneira evolutiva e o trabalho de excelência a longo prazo pode trazer benefícios para a segurança do local, mas para o gestor de segurança, para a eficiência da empresa e principalmente para o projetista.

Veja mais sobre o IP Video System Design Tool em:

https://www.guiadocftv.com.br/produtos/ip-video-system-design-tool/

 

Quer saber mais informações sobre por que utilizar um software de Projeto de CFTV, veja nosso Webinar sobre o IPVSDT

 

Baixe aqui a versão de demonstração do IP Video System Design Tool

IP Video System Design Tool

Software para cálculo de lentes e posicionamento de câmeras de CFTV, um projeto completo com desenho e estimativa de posicionamento e campo de visão de câmeras. Permite também a estimativa de banda de rede e espaço em disco utilizado por câmeras IP. Também pode servir como referência para cálculos relacionados a DVRs, NVRs e Servidores.

A ferramenta possibilita a simulação 3D de cenas e ajustar a visualização de acordo com os parâmetros técnicos da câmera e da instalação, proporcionando uma simulação 3D muito real e detalhada.

Se você pretende utilizar Câmera IP, Software NVR, DVR ou NVR você poderá analisar as necessidades de largura de banda de rede e tamanho de disco a ser utilizado. Permite a verificação dos principais parâmetros relacionados as câmeras, como formato de compactação, tamanho de quadro, resolução, quadros por segundo, etc.

Instale o software no seu PC e o utilize como referência em projetos de CFTV IP.

Você pode baixar a versão Demo para testes por um período de até 45 dias.

A versão Demo possui algumas restrições em suas funcionalidades e recursos.

Se quiser maiores informações sobre o sistema ou como adquirir a versão completa do software entre em contato conosco.

Size: 300MB
Version: 10

 

Conclusões de Por que utilizar um software de Projeto de CFTV

Para concluir podemos dizer que este é um trabalho que necessita dedicação, conhecimento e estudo constante, pois os elementos que colocam em risco a segurança estão sempre evoluindo e dessa maneira a segurança deve seguir uma evolução contínua para estar preparado para as situações de crise e poder proporcionar as respostas da maneira mais adequada.

Se você tem alguma dúvida ou deseja conhecer mais sobre algumas ferramentas de Projeto, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em indicar as ferramentas mais adequadas. Da mesma forma, caso necessite um estudo, simulação ou projeto de segurança para uma área crítica ou com grau de complexidade elevado, estamos a disposição para auxiliar no seu projeto com nossa equipe técnica de engenharia, focada em projetos críticos de segurança física.

 

Eng. Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br

Guia do CFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Outros artigos sobre por que utilizar um software de Projeto de CFTV

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.