O reconhecimento facial não é, de fato, apenas uma habilidade ‘humana’

Listen to this article

Entre no crocodilo

Um crocodilo, cujo "cérebro" é na verdade como a parte primitiva do nosso.

Veja Spot. Veja spot correr. Você reconhece o rosto de Spot em oposição ao de outros cães, e sua mãe em oposição a outros humanos, e todos os outros usando as partes “superiores” do cérebro, o córtex. Isso é verdade. Mas, para alguma consternação entre os neurocientistas, verifica-se que seções primitivas do cérebro chamadas coletivamente de subcórtex também estão envolvidas no reconhecimento facial e em outros processos cognitivos “superiores”.

Esses processos cognitivos “superiores” eram amplamente considerados como o produto de nosso cérebro excepcionalmente grande, mas não necessariamente, de acordo com uma pesquisa inovadora liderada pelo Prof. Shai Gabay, chefe do Instituto de Processamento de Informação e Tomada de Decisão da Universidade de Haifa. Os resultados foram publicados em uma série de artigos.

Além disso, as pessoas tendem a ver rostos onde não há nenhum – carros “sorridentes”, uma divindade na torrada. É chamado de efeito pareidolia, e nós sabíamos disso. Mas agora a pesquisa dos cientistas mostra que as partes subcorticais primitivas do cérebro também estão envolvidas nisso.

A implicação é que nós, humanos, não somos tão especiais assim, diz Gabay. Mamíferos, répteis, peixes, sapos – todos nós temos as estruturas subcorticais primitivas. “O subcórtex se desenvolveu no início da evolução” – centenas de milhões de anos atrás, explica ele.

As seções “superiores” do cérebro chamadas córtex evoluíram mais tarde. O córtex é a camada externa do cérebro que envolve as estruturas subcorticais primitivas aninhadas no interior.

Nosso córtex é uma fera enorme, mas não é a única lá fora. Ainda assim, existe uma escala evolutiva – os mamíferos têm um córtex mais complexo do que os répteis e os peixes não. (Foi postulado que os peixes não sentem dor, ou pelo menos não a sentem como os humanos, porque não têm as partes “superiores” do cérebro, mas essa suposição conveniente é amplamente contestada .)

De qualquer forma, o córtex é onde os neurocientistas geralmente buscam habilidades cognitivas humanas sofisticadas – mas há um certo viés. Eles estão procurando nossas habilidades cognitivas avançadas lá, diz Gabay, e agora ele e sua equipe também analisaram o subcórtex.

As vespas e as abelhas

A conclusão é que a neurociência assumiu que o córtex “superior” é responsável pelas sofisticadas habilidades cognitivas dos humanos, como a capacidade de pensar, não apenas reagir reflexivamente; o córtex nos permite monitorar nossas ações e ter um grau de controle executivo sobre várias funções.

E pensava-se que as habilidades “avançadas” incluíam o reconhecimento facial. “Uma razão para considerar a percepção facial como uma habilidade cognitiva avançada é que os processos sociais são considerados uma marca registrada da habilidade humana”, diz Gabay.

“Desde o nascimento até a velhice, as conexões sociais são imperativas para nossa sobrevivência e bem-estar. Apesar da existência de muitas espécies sociais na natureza, argumenta-se que a disposição social única dos humanos é central para nossa experiência e consciência, e o que explica o desenvolvimento evolutivo de nossos grandes cérebros e córtex.”

Mas agora Gabay e seus colegas identificaram o envolvimento de estruturas subcorticais nessa habilidade. O que, isso indica que uma ovelha, por exemplo, poderia reconhecer rostos? Sim.

Este é um tapa na cara do senso de superioridade dos humanos e nossa suposição de que temos habilidades cognitivas únicas. Talvez tenhamos, mas aparentemente reconhecer Spot não é um deles. Até mesmo insetos como abelhas e vespas foram encontrados capazes de reconhecer rostos humanos.

“As abelhas podem ser treinadas para reconhecer rostos humanos, desde que os insetos sejam levados a pensar que os rostos são flores de formas estranhas…. Os insetos usam o arranjo de características faciais para reconhecer e distinguir um rosto do outro”, relatou um estudo em 2010 .

 

Perguntar se tudo isso significa que estamos reconhecendo Spot et al. com nosso cérebro de crocodilo aumentando nosso córtex magnífico, o Haaretz ficou arrasado ao saber que o cérebro de crocodilo não é uma coisa – é um eufemismo para os gânglios da base que são responsáveis ​​pelos quatro Fs: alimentação, luta, fuga e fornicação. Mas os gânglios da base fazem parte do subcórtex onde processamos funções primitivas.

“O que fazemos em nosso laboratório mostra que mesmo comportamentos complexos e funções cognitivas são guiados pelo material subcortical”, diz Gabay.

Por que se assumiu que o reconhecimento facial era uma função exclusiva do nosso córtex nobre, que é, na verdade, maior do que a maioria dos outros animais, já que os olhos existem há meio bilhão de anos? Lutar ou fugir é subcortical, mas primeiro você precisa reconhecer que o que está vendo é censurável.

“Para mim é óbvio, mas não para todos”, responde Gabay. “Muitos pesquisadores pensam que a cognição é o produto do envolvimento cortical. A capacidade de reconhecer rostos foi considerada uma habilidade superior – coisas corticais”. Esperava-se que a percepção do rosto fosse uma das coisas em que os humanos são melhores, diz ele.

Entendi. A arrogância especista nos levou a supor que temos habilidades cognitivas únicas decorrentes de regiões cerebrais exclusivas dos humanos. Podemos ter funções cognitivas únicas que são propriedade do nosso córtex extraordinário. Mas se o reconhecimento facial também envolve o subcórtex, essa não é uma de nossas qualidades únicas.

Quer mais provas humilhantes? Quando estamos conversando com alguém, tendemos a rastrear seu olhar – se de repente eles olham em uma direção, nós também. Cognição superior não é: peixes arqueiros fazem a mesma coisa, rastreando o olhar de outros peixes, o laboratório mostrou em um trabalho separado. Além disso, os gatos foram recentemente descobertos por serem guiados pelo olhar, como os cães.

Veja Spot, se estiver olhando com os dois olhos

Apoiando a tese dos pesquisadores está a seguinte estranheza. Gabay e a equipe mostraram que as pessoas distinguem melhor rostos diferentes quando são mostrados ao mesmo olho, mas se rostos diferentes são apresentados a olhos diferentes, os sujeitos tiveram dificuldade em ver que eram diferentes !

E é por isso? A informação do olho esquerdo viaja por neurônios diferentes da informação do olho direito. Esta segregação está nas regiões subcorticais. A informação visual dos diferentes olhos converge para o córtex, onde é criada a percepção unitária.

Por isso, a sensibilidade observada no laboratório de Gabay em relação ao olho de origem é um marcador de acometimento subcortical.

Há definitivamente também uma área cortical dedicada aos rostos; pessoas com danos nessa área do córtex não conseguem identificar rostos. É só que o cérebro animal primitivo também está envolvido, e o que isso significa para o Spot? Mittens podem identificar nossos rostos? A ovelha, o peixe, o sapo saltitando pelo Central Park ?

“A questão é onde se desenvolveu durante a evolução”, diz Gabay. “Isso fortalece a afirmação de que o reconhecimento facial é baseado nas áreas primitivas do cérebro, o que significa que muitos organismos que possuem apenas estruturas subcorticais, ou nenhum córtex avançado, também podem reconhecer rostos”. E isso explica a pesquisa que mostra o reconhecimento facial entre abelhas e afins.

Tudo isso também explica por que temos a tendência de ver rostos em todos os lugares onde não há nenhum – veículos motorizados, tomadas elétricas. “Afirmamos que são os processos cerebrais inferiores que nos encorajam a ver rostos em um ônibus, Jesus em brinde, o Homem na Lua. Temos um sistema que está constantemente procurando por rostos”, diz Gabay. “Existem indústrias inteiras baseadas nisso.”

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.