CAbo UTP blindado pode causar problemas

Visualizando 20 posts - 1 até 20 (de 36 do total)
  • Autor
    Posts
  • #13135
    Drigo
    Participante

    Ola para todos gostaria de tirar uma duvida , o cabo de rede com blindagem aquela capa de aluminio pode causar algum problema no sinal video dependendo de onde ele estiver passando proximo a rede eletrica? ou essa blindagem é justamente para aumentar a protenção contra interferencia e algum tipo de ruido ?

    #31483
    fsa2
    Participante

    A blindagem normalmente causa interferência na imagem- chuviscos. Use cabo sem blindagem.

    #31501
    Drigo
    Participante

    HUmm ok , mais vc sabe exatemente para que serve essa blindagem do cabo ?

    #31529
    Drigo
    Participante

    Estranho tenho pesquisado na internet e tudo que tenho visto falar sobre cabos blindados é que a blindagem serve para proteger contra interferencias e ruidos, é isso mesmo? alguem ae tem como confirmar isso ?

    agredeço a todos.!

    #31536
    Fernando Deschamps
    Participante

    Olá Amigo

    Os cabos blindados servem para proteção contra ingresso e egresso de EMI (indução eletromagnética) e RFI (interferência por rádio freqüência), para locais com fontes de ruído e interferência.

    Abaços

    #31541
    bogus_rj
    Participante

    bem amigo
    pesquisando e me comunicando com fabricantes de baluns eu ouvi falar por eles que cabo blindado gera capacitância quando é usado para transmitir vídeoem seus pares.

    mas a questão.? poxa. ele não foi feito para bloquear interferências e ruídos no caboe ele mesmo gera?
    uma diferença é vc trafegar um sinal digital utilizando o protocolo de infraestrutura ethernet, ou seja, pulsos de 0 e 1 volts de forma mão contínua e sobre um casa mento de impedância e sincronização nos dois nós de rede.

    agora vc jogar um sinal de vídeo composto que é uma corrente elétrica contínua com um amplificador na ponto fazendo o papel de transmissor ativo (no transmissor passivo não tem muita diferença) e outo no final da linha de transmissão só para fazer casamento de impedância?.

    bem. nas normas EIA /TIA 586A e 586B não se comenta sobre esse tipo de utilização em cabos blindados.
    é tudo questão de norma de aplicação e “jeiinho”.
    se vc precisa de um cabo resistente mas sem a blindagem.
    bem ai tem que mandar fazer o cabo. é super caro, mas com a compra de milhares de metros fica barato.
    uma vez eu perguntei a um fabricante desses cabos se não seria interessante ele fabricar e desenvolver venda para o mercado de CFTV.
    ele me respondeu assim: não há mercado para isso.
    eu eu não entendi? pois afinal todo mundo tá usando par trançado.
    ai ele continuou: em um pais onde os “técnicos” utilizam cabos de telefonia para transmitir vídeo e fazem emendas em cabos coaxiais e de par trançado com solda. não há interesse em implementar seus trabalhos com o tipo de infraestrutura apropriada, ou seja, vou fabricar milhões de metros de cabo para ficar presos no estoque.

    #31544
    aferraz
    Participante

    O que o Bogus falou esta certíssimo, o cabo blindado altera a capacitância do sinal analógico, toda transmissão de vídeo analógico sobre cabo de rede esta ligado a impedância (principalmente) e a capacitância do sinal. A blindagem do cabo é muito útil para sinais digitais. Mas você pode utilizar cabos blindados para transmissão com baluns desde que possuam mais de 4 pares ( ex: cabos CTPAPL – cat. 3 ou superior) pois a alteração na capacitância do sinal é mínima.

    #31555
    Drigo
    Participante

    Ok amigos , deixa eu ver se eu entendi, a blindagem do cabo realmente evita algum tipo de interferencia EMI e RFI, se for utilazado para sinais digitais , mais para trafegar sinal de video ele pode causar interferencia nos baluns?

    Essa duvida eu preciso tirar pois ja fiz instalação de 28 cameras com cabo STP externo com blindagem usando Baluns e não tive problema ate agora.

    Mais quanto mais agente possa aprender é sempres muito melhor, agradeço a todos que ja me resporem ae , muito ogrigado.

    #31557
    bogus_rj
    Participante

    bem amigo, vc teve sorte. sinceramente sorte,
    acredito eu que ou a potência que vc emprega para a transmissão de vídeo não deva ser grande ou a distância não é grande.
    também no início já usei stp em distências curtas. Funcinou Tranquilo.
    mas apartir da primeira grande distância – 400 metros- que começou a dar problema e procurei levantar o porque disso. vi que não era o meio ideal de fechar um bom serviço.

    agora essa que o amigo aferraz disse sobre usar 4 pares ou mais para diminuir a capacitãncia eu nunca ouvi falar.
    bem em instalações onde se aproveita uma mesma infraestrtutura para se interligar 4 ramais de cãmeras em um mesmo cabo não fica viável.

    #31576
    Drigo
    Participante

    Então Bugus , nessa minha instalação eu tenho camera que passa de 800 metros de distancia, e umas 5 cameras que chegam na faixa de 700 600 metros com cabo STP.

    o unico problema que tive foi qualidade de imagem, as mais longe ficaram quase que preto branco, mais com um conversor ativo eu consegui deixar a imagem colorida.

    Mais tirando isso até agora ainda não tive problema, mais gostaria de saber que tipo de problema vc passou a ter depois que ultrapassou os 400 metros de cabo?

    #31693
    bogus_rj
    Participante

    ops
    descupa o sumiço
    o problema que eu tive foi o seguinte:
    as imagem chegavam coloridas. tudo ok
    mas a qualidade.
    bem em um ponto a ponto sem emenda, o sinal vinha com muito chiado e ruído
    a imagem as vezes distorcia.
    o problem não foi relacionado a cor e temperatura da imagem mas
    sim sua estrutura e qualidade de forma.

    #31839
    JSBotelho
    Participante

    Drigo,

    Me diga o que vc fez para as câmeras funcionarem! Qual o tipo de balun que vc usou?(marca/modelo).
    Estou tendo problemas em um projeto de instalação de 10 câmeras em uma mineradora, utilizei cabo STP imaginando, sem consultar,que era ideal e acabei descobrindo da pior forma que esse cabo não é recomendado para CFTV. Estou com quatro câmeras a 600m do DVR, cabamento aéreo, e apenas uma aparece com qualidade muito ruim! Estou usando um conversor ativo e passivo em cada camera, TX na camera e RX no DVR, mas nada aparece. Já tentei coloquei ativo com passivo e nada! minhas opções estão se esgotando e o cliente está começando a cobrar resultados.

    #31859
    bogus_rj
    Participante

    usa ceu tubo. e cabos utp normais.
    o ceu tubo vai proteger dos interpéres

    #31879
    JSBotelho
    Participante

    “ceu tubo” o q é isso?

    #31999
    bogus_rj
    Participante

    talvéz o nome não seja céu tubo.
    mas se perguntar em uma loja de materiais elétricos eles vão te dizer
    que é uma tubulação de borracha e flexisível, as vezes em uma camada de ferro dentro em espiral.
    vai em loja especializada em eletrotécnica que eles te passam.

    #32015
    fsa2
    Participante

    O “sealed tube” é recomendado para instalações internas e em que seja possível fixa-lo firmemente- devido ao seu peso. Existem opções em material sintético- sem o interior de metal- que atendem suas necessidades. Procure em grandes lojas de material elétrico.

    #32225
    Drigo
    Participante

    OPa desculpa a sumida.

    Bogus nessa instalação que mencionei foi em um condominiu foi passado cado STP por todo o muro e foi usado conversores DNI, passivo + passivo e passivo + ativo para as cameras mais distantes que estavam preto e branco.
    os conversores ativos foram instalados nos pes das cameras, junto com as fonte de 12 v.

    Com relação a imagen , bom as realmente num ficou 100%, mais não tenho uma camera com chuvisco , e na por não ter ficado com uma qualidade muito boa eu acho que é mais devido as cameras não serem mesmo de boa qualidade, mais tirando isso pelo tamanho da instalação e numero de cameras fico muito bom.

    T+

    #33572
    Aleonardo
    Participante

    Ola pessoal sou novo aki.
    Estou com um problema, vou arrumar um problema.
    Tenho que instalar comeras em um condominio, vou ter que lançar os cabos aereo a uma distancia de 380 metros.
    Alguem pode me ajudar?
    O que devo fazer oque devo ultilizar?

    #33574

    Compre um balun ativo, ligue para 2147 3270 falar Thais

    #34889
    Magno01
    Participante

    Estou tendo o mesmo problema em uma instalação mesmo usando balns correspondentes a distancia que tenho no meu cliente elas ainda apresentam uma imagem ruim e com interferencia, estou usando cabo sem blindagem, elas estão a uma distancia de 120 mts, sera que pode ser pelo fato de eu estar levando a alimentação dentro do cabo

Visualizando 20 posts - 1 até 20 (de 36 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.