Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Instalação e Procedimentos › Distancia X Alimentação X Balun x PoE
- Este tópico contém 8 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 4 meses atrás por
ATACADO DAS CÂMERAS.
-
AutorPosts
-
17 de abril de 2013 às 23:14 #17635
Adriano Urbano Esposito
ParticipanteOlá meus amigos, tudo bem?
Desde já queria agradecer aos que contribuem para o site, pois antes de criar este tópico eu já pesquisei e aprendi bastante coisa nova.
Gostaria de compartilhar com vocês um projeto que peguei, e queria a opinião de vocês para saber se estou fazendo a coisa certa ok?
Estou com um projeto para a instalação de 16 câmeras com DVR em um galpão insdustrial.
Este galpão é bem grande, do DVR para cada câmera são em media 100 a 200 metros, quem sabe alguma chegue até a 300mts.
Pelo que pude perceber ao ler algumas mensagens aqui no fórum, o ideal seria eu utilizar o par de balun passivo com cabo UTP cat 5e ao invés do coaxial, estou correto?
Não sei se vou conseguir chegar com alimentação em todas as câmeras, e uma das questões é: eu consigo levar energia para essas cameras de alguma outra forma via cabo UTP por exemplo?
Sei que hoje existe a tecnologia PoE, existe algum adaptador ou equipamento que eu consiga mandar a energia pelo mesmo cabo UTP de VIDEO?Algum me recomenda algo diferente?
Um grande abraço.
18 de abril de 2013 às 00:28 #43870Daniel Souza de Aguiar
ParticipanteSou novo no ramo, mas vou opinar mesmo assim. 😆
Como se trata de um ambiente industrial, os cabos ficaram sujeitos a muitas interferências e por esse motivo aliado a distância eu utilizaria Baluns ativos nas câmeras instaladas a mais de 100m
O cabo UTP tem quatro pares de fios, logo você pode levar o vídeo e a alimentação no mesmo cabo (até mais de uma câmera…).
OBS.: Eu utilizaria um cabo por câmera, sendo dois pares pra vídeo e dois pares para alimentação, pois assim a resistência do condutor fica menor e com isso ocorrerá uma menor perda de sinal e tensão.
Só recomendo PoE para câmeras IP!
Se eu falei algo errado corrijam, assim eu também aprendo! 😀
18 de abril de 2013 às 11:08 #43876Robson Pires
ParticipanteEu aprticulamente ja instalei cameras com balum passivo ha 300 metros normalmente porém depende muito da interferencia e por onde os cabos estam passando… no entanto é melhor o uso do ballum ativo, porém para ser ativo tera de colocar uma fonte no ballum … lá na camera podendo ser o mesma fonte da camera.
O uso do cabo utp para a alimentação.. devido a distancia acredito que nao dará… além do mais se sua camera for com infra vermelho ai mesmo que será pior e nao funcionará!!!
eu aconselharia a passar junto do cabo UTP um cabo paralelo para levar a energia 220V ou 110V mais proximo das camerase colcoar algumas fontes de cameras em locais que reduzem a distancia ate a camera ai deste ponto ate as cameras pode ir com o UTP =P
Exemplo se um local haverá 5 cameras… leve um cabo de energia ate proximo delas de preferencia no memso local por onde passa / conectra os cabos utp’s… ali voce coloca uma caixa com uma fonte de 5A por exmeplo, e consegui´ra levar a energia 12V ate as cameras pelo cabo UTP
nao sei se fui claro mas é uma opção!!auesposito escreveu: Olá meus amigos, tudo bem? Desde já queria agradecer aos que contribuem para o site, pois antes de criar este tópico eu já pesquisei e aprendi bastante coisa nova. Gostaria de compartilhar com vocês um projeto que peguei, e queria a opinião de vocês para saber se estou fazendo a coisa certa ok? Estou com um projeto para a instalação de 16 câmeras com DVR em um galpão insdustrial. Este galpão é bem grande, do DVR para cada câmera são em media 100 a 200 metros, quem sabe alguma chegue até a 300mts. Pelo que pude perceber ao ler algumas mensagens aqui no fórum, o ideal seria eu utilizar o par de balun passivo com cabo UTP cat 5e ao invés do coaxial, estou correto? Não sei se vou conseguir chegar com alimentação em todas as câmeras, e uma das questões é: eu consigo levar energia para essas cameras de alguma outra forma via cabo UTP por exemplo? Sei que hoje existe a tecnologia PoE, existe algum adaptador ou equipamento que eu consiga mandar a energia pelo mesmo cabo UTP de VIDEO? Algum me recomenda algo diferente? Um grande abraço.
18 de abril de 2013 às 19:22 #43885Adriano Urbano Esposito
ParticipanteQuanta informação…
Vamos lá, vou mantendo vocês informado sobre minhas conclusões e o andamento do projeto ok?
Já escolhi a utilização de cabos UTP com Balun Passivo (por enquanto) pela questão da distância média de 200mts.
Como o balun passivo é mais barato, inicialmente vou trabalhar com ele, e caso alguma câmera de algum problema eu faço a troca por um Balun ativo.Deixei de lado a questão de PoE, mas ainda não sei ao certo como será feira a alimentação.
Pela distância acredito que mandar a força via UTP também está ficando fora de questão, a não ser que eu encontre alguma outra solução.
No momento estou mais propenso a fazer o que o robsonsc79 comentou.
Levar a força até um ponto “concentrador” 110/220, e de lá mandar a energia pelo cabo UTP.Algumas perguntas:
-Eu posso mandar a energia no mesmo cabo UTP da câmera (se for para uma distância baixa)?
Se eu fizer dessa forma terei de abrir o cabo UTP (no meio do caminho) para fazer a emenda, isso é possível? O balun permite emendas no UTP ?
-Eu li em algum canto do fórum, alguém falando sobre utilizar mais de um par trançado no mesmo cabo UTP para o vídeo da mesma câmera, isso é viável? Faz alguma diferença?Grande Abraço e agradeço desde já.
18 de abril de 2013 às 20:23 #43887Robson Pires
ParticipanteCada par trançado pode ser usado para uma camera ou seja em um cabo UTP pode se instalar 4 cameras.
para distancias curtas como 20 metros pode-se levar a alimentação da camera (12v) no cabo UTP.
Sim é possivel abrir o cabo UTP so evite cortar o par que voce esta usando para o video, mas caso ocorra de cortar é so emendar depois, ja fiz isso e nunca deu problema, mas o melhor é nao cortar o video…. para abrir o cabo, apenas corte a capa do cabo e corte os pares que voce quer para a aliemntação da camera, depois abra o cabo uns 15 cm depois para puxar esses fios assim voce tem como trabalhar com o fio / com os pares da aliemntação fazendo as emendas etc.18 de abril de 2013 às 22:29 #438942012755
ParticipanteOla Pessoal !
Pesquisei um pouco sobre esta questão, executei 2 projetos utilizando este equipamento (http://www.datacabos.com.br/paginas/balun-passivo-de-video-16-canais-fonte-alimentacao-saida-36vcc-cod-110102224.html), conforme a descrição do fabricante, ele envia alimentação e recebe o sinal de video e a distância alcançada é de até 300 metros.Este equipamento permite além do ganho na distância, uma melhor organização dos cabos, permitindo a instalação em um rack junto com outros equipamentos de rede.
Abs
Robinson
auesposito escreveu: Olá meus amigos, tudo bem? Desde já queria agradecer aos que contribuem para o site, pois antes de criar este tópico eu já pesquisei e aprendi bastante coisa nova. Gostaria de compartilhar com vocês um projeto que peguei, e queria a opinião de vocês para saber se estou fazendo a coisa certa ok? Estou com um projeto para a instalação de 16 câmeras com DVR em um galpão insdustrial. Este galpão é bem grande, do DVR para cada câmera são em media 100 a 200 metros, quem sabe alguma chegue até a 300mts. Pelo que pude perceber ao ler algumas mensagens aqui no fórum, o ideal seria eu utilizar o par de balun passivo com cabo UTP cat 5e ao invés do coaxial, estou correto? Não sei se vou conseguir chegar com alimentação em todas as câmeras, e uma das questões é: eu consigo levar energia para essas cameras de alguma outra forma via cabo UTP por exemplo? Sei que hoje existe a tecnologia PoE, existe algum adaptador ou equipamento que eu consiga mandar a energia pelo mesmo cabo UTP de VIDEO? Algum me recomenda algo diferente? Um grande abraço.
7 de junho de 2013 às 12:14 #44330Paulo Henrique Baesso
ParticipanteBom dia Pessoal.
Tenho instalações muito similares a que estão conversando.
Há algumas soluções para a alimentação.
Uma seria utilizar um cabo PP 1,5mm² (pois tem duas cores e facilita identificação) para levar a alimentação 12Vcc. Mas há uma perda considerável até a ponta do condutor (na câmera), então opta por aumentar essa tensão para uns 20Vcc na fonte que chegará em média 12Vcc na câmera.
O fato de passar um cabo com 220/110 Vac junto com o da câmera é que estamos correndo o risco de ter interferência na imagem, pois o cabo de alimentação poderá gerar um campo magnético grande o suficiente para interferir na imagem que trafega no cabo de imagem. Caso queira manter esse cabo de 220/110 Vac, aconselho utilizar cabo blindado para a imagem.
Para o tráfego da imagem, acredito o que vecês conversaram sejam as melhores opções, pois o vídeo balun sempre funcionou bem pra essas situações.
Eu sempre uso Intelbras, pois o da Lux Vision (ou similares) tive muitos problemas.E a respeito do PoE surgiu uma dúvida. Esse termo também e utilizado para câmeras analógicas? O fato de levar as informações das imagens e a alimentação num só cabo posso considerar que é PoE?
Um abraço.
25 de outubro de 2016 às 23:39 #51403Elon rodrigo matos santos
ParticipanteOlá galera.
Sou novo no ramo, queria uma ajuda de voces no mesmo assunto.
Tenho um cliente para executar uma instalação numa fazenda, porém da porteira até a casa que ficara o DVR é mais de 450m, por alto uns 500m de distancia.
Prentendo usar o cabo UTP e usar a alimentação na com um cabeamento de 1,5mm e fontes individuais para cada camera. A duvida é que devo com certeza usar o balun ativo para essas cameras que ficarã a mais de 400 m de distancia correto ?Vlw abraço 🙂
26 de outubro de 2016 às 07:42 #51404ATACADO DAS CÂMERAS
ParticipanteOlá amigo!
Sem dúvida, à partir de 400 metros você precisa usar balun ativo.
Boa sorte!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.