monitoramento de cftv em rede

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • #9150
    GuiadoCFTV
    Mestre

    Boa Tarde;

    Eu me chamo Cleiton e gostaria de saber se em um sistema de cftc digital, quando não é utilizado um DVR e sim um micro dedicado para gravação e monitoramento via rede ethernet, pode haver alguma perda de qualidade ou no tempo de imagem real apresentada, quando várias pessoas possam estar monitorando as imagens em outros micros autorizados para tal procedimento.
    Saso haja esta possibilidade existe um número máximo de acessos permitido ao mesmo tempo?

    grato pela atenção.

    #20678

    Olá Cleiton!

    Como vai? Tudo bem?

    Em relação ao seu questionamento, vai depender muito do tipo de sistema utilizada (fabricante, modelo, técnica de compactação de vídeo) assim como também vai depender das características da sua rede como largura de banda da rede, velocidade, tipo de operação do servidor, entre outras.

    Mas na maioria dos sistemas você não vai conseguir tempo real na visualização das imagens ao vivo (não serão realmente ao vivo) tendo um pequeno delay, além de ter uma taxa de quadros (frame-rate) mais baixa que o necessário para visualização em tempo real. Mesmo assim a visualização em uma média de 5 a 10 fps pode ter uma qualidade satisfatória para o monitoramento, a não ser em situações muito especificas como o controle e conferência de valores de um caixa de banco por exemplo. Nas demais aplicações gerais de monitoramente de movimentação e atividades, reconhecimento e análise esta taxa de quadros será suficiente.

    Quanto ao número de usuários on-line (usuários concorrentes) também dependerá do tipo de operação do servidor de vídeo, se operar em Multicast (Poderá transmitir o mesmo sinal para várias estações) é mais indicado, pois se trabalhar em Unicast (Conexão Direta Ponto a Ponto entre cada estação) então ocorrerá uma divisão na banda de transmissão do servidor, onde quanto mais usuários acessando mais lenta será a transmissão.

    Os sistemas que trabalham como Web Server IP, normalmente oferecem a conexão Multicast proporcionando uma melhor taxa de transmissão, em relação aos sistemas com software cliente. Como orientação a maioria dos sistemas de placas de captura permite uma média de 5 a 10 conexões simultâneas sem apresentar grandes perdas em termos de velocidade de transmissão e redução da taxa de fps.

    Procure sempre sistemas que trabalhem com rede 100BaseT ao invés de 10BaseT, assim como é preferivel utilizar sistemas com compactação MPEG4 que tem um grau de compressão maior das imagens por não necessitar enviar os frames repetidos integralmente. Além disso se o servidor for uma máquina que vai ser montada procure uma placa que trabalhe com Gigabit Ethernet, e utilize um Switch ao invés de Hub na rede local, pois este apresenta uma performance bem melhor pois não repete todas as transmissões para todas as portas evitando assim a colisão de dados.

    Espero que as indicações acima ajudem a resolver a suas dúvidas.

    Atenciosamente

    Marcelo Peres
    [email]mpperes@cctvguide.net[/email]

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.