Qual fonte utilizar num CFTV

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #21925

    Olá amigo,

    Você pode pesquisar em nossos posts antigos, tem vários tópicos relacionados.

    http://www.guiadocftv.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=19&forum=1&post_id=56#forumpost56

    Reproduzo abaixo informações relativas:

    1. As minicâmeras normalmente possuem alimentação DC 12V normalmente tem um consumo entre 100 a 200 mili Amperes, a fonte mínima para uma correta operação e uma margem de segurança é de 12Vdc e 300mA, deve ser regulada e estabilizada. Em relação ao cabo quanto maior a distância maior a perda, para uma instalação a 50 metros podemos utilizar um cabo duplo 24 AWG (aprox. 0,2mm), para 100 metros é recomendado utilizar um cabo duplo 22 AWG (aprox. 0,32 mm).

    2. Teremos que verificar a corrente que cada câmera consome e mutiplicar pelo número de câmeras. A capacidade de corrente da fonte deve ser superior a soma das câmeras mais uma margem de segurança de 30%. Ex. 5 câmeras de com consumo de 150mA (que é na prática 0,15 Amperes), totalizam 750mA + 30% de segurança. Em torno de 975mA ou seja será necessária uma fonte de no mínimo 1 Ampere.
    Obs. As câmeras devem todas ter a mesma tensão de trabalho, por exemplo 12Vdc. Quanto a distância elá irá determinar a bitola do cabo a ser utilizado para alimentação. Outro fator a se identificar é se não vale a pena utilizar fontes separadas, próximas as câmeras, pois o custo do cabo, mais o trabalho e a possibilidade de problemas futuros pode ser grande. Além disso problemas na fonte deixarão apenas uma câmera fora do ar e não várias delas.

    No seu caso 8 x 0,150 = 1,2 A

    Estaria Ok para a sua fonte de alimentação, desprezando as perdas no cabeamento e emendas.

    O cabo tripolar que é o coaxial que tem um cabinho paralelo a ele, é recomendado apenas para pequenas distâncias, tipo 30 a 40 metros, acima disso será problemático. E não recomendo que utilize a malha como negativo da fonte pois a circulação de corrente de alimentação na malha irá gerar interferências na imagem, como barras correndo na imagem ou baixa qualidade. Para distâncias maiores utilize um cabo paralelo separado ou coloque a fonte de alimentação mais próxima da câmera.

    A questão de utilizar fonte única para todas as câmeras é obrigatória para locais com sala de controle e backup de alimentação tipo NoBreak ou Gerador. Para situações sem backup de alimentação, dependerá do seu método de instalação e disponibilidade de equipamentos. Um detalhe importante a ser levado em conta é que uma fonte única com problemas derruba todas as câmeras ao contrário de fontes independentes.

    Abraço

    #21964
    Fabio-ce
    Participante

    valeu pelas informações…. ajudaram e muito… obrigado…

    #21973
    Kikinho
    Participante

    Ola Fabio!

    eu sempre uso cameras de DC 12v, e utilizo uma fonte de computador, (300w) pode ser, pq ela é estabilizada e sai 12v. Eu começei a utilizar fontes de PC porque, eu fiz algumas instalações em Assunção no Paraguay e lá a energia é 220v e 50 Hertz, dai com as cameras sistema NTSC elas ficavam ocilando a imagem com outras fontes, dai essa foi a solução, e aqui no Brasil tb, é sucegado, é só uma dica, mas eu não tive mais problema nenhum!

    Fique com Deus e um abraço!

    Kikinho

    #22422
    glanjos
    Participante

    Marcelo,

    pegando carona na sua resposta, me diga uma coisa: há grandes perdas de qualidade se eu usar um cabo a/v pra ligar a minicâmera a uma placa DVR (a distância, no caso, não passará de 25m), usando aqueles adaptadores RCA/BNC nas pontas?

    Sou novo no assunto e quero tirar umas dúvidas.

    [s]
    Gabriel

    #9648
    Fabio-ce
    Participante

    Caros amigos, sei que pra utilização das fontes de alimentação de um CFTV é necessário saber com qual tensão as câmerão trabalham, mas vamos dizer que são comeras de 12vdc.
    Minha dúvida é o seguinte; fiz uma instalação de 8 cameras usando duas placas de captura da VTV 5104, no entanto utilizei para a alimentação dessas câmeras uma única fonte de 12vdc por 2Amper, percebi que as cameras estão esquentando muito, a alimentação está sendo feita através do cabo coaxial com tripolar.. usei o tripolar pra levar a alimentação delas… a maior distancia da fonte de alimentação a câmeras é de aproximadamente uns 30mts..

    O que seria mais correto, usar uma fonte de alimentação pra cada câmera ou colocar a fonte proximo de cada câmera.

    Acho que deveria haver mais tópicos relacionados a esse assunto.

    PS.: Não houve até o momento nenhum problema nas câmeras, só gostaria de saber, melhor dimensionar as fontes de alimentação pra um CFTV. Ah! as câmeras consumem 150ma.

    Agradece,

    Fábio Rodrigues
    Fortaleza-CE.
    msn: j_fabiorodrigues@hotmail.com

    #22432

    Olá amigo,

    Para essa distância deve funcionar! Para distâncias superiores provavelmente tenha problemas.

    Abraço

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.