Testar se o sinal da camera está inteiro

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    Posts
  • #13008
    rogerfe
    Participante

    Pessoal, como testar se o sinal da camera está chegando inteiro na ponta do cabo? A especificação diz 1 Vpp, como testar isso? Tem alguma outra forma de verificar o sinal, tipo CC ou CA que chega na ponta? Obrigado

    #31052
    Mario Alves
    Participante

    Olá!

    Vc quer testar o sinal de vídeo ou a alimentação (12 Vdc)?
    CC quer dizer na Eletronica Corrente Continua, e CA – Corrente Alternada.

    Alimentação vc testa com o multimetro (aparelho que custa em média 40,00) na posição DC 20 Volts colocando uma ponta no positivo e outra no negativo do cabo de alimentação ou da fonte.
    Amperagem já é pouco dificil de se explicar mas no Google ensina de uma maneira bem facil. Há tb videos no youtube.

    Sinal vc testa geralmente se há curto (malha em contato com sinal) tb com o multimetro na posição de continuidade.

    Um abraço e boa sorte!

    Mario Alves

    DVR Segurança Eletronica LTDA
    (61) 3333-6839
    Brasilia-DF

    #31055
    rogerfe
    Participante

    Ola amigo, sou tecnico de informatica, cftv pra mim é relativamente novo, minha duvida é sobre a tensão gareda pela camera na saida de video. Ela gera um sinal AC ou DC, com o multimetro podemos medir? ou somente com um osiloscópio. Nas epecificações da camera, ela informa que a saida de video é 1 Vpp, isso é passível de medição? Minha duvida é se realmente a camera está geral o sinal correto, e se o sinal está chegando inteiro no final do cabo. Obrigado

    #31061
    Mario Alves
    Participante

    Olha, trabalho há 5 anos com CFTV e esta é primeira vez que me questionam a respeito deste dado técnico, nem mesmo em cursos que já ministrei me fizeram tal questionamento.

    Lamento não poder lhe responder, mas vou buscar informaçoes a respeito de tal duvida.

    Mario Alves

    DVR Segurança Eletronica LTDA
    (61) 3333-6839
    Brasilia-DF

    #31066

    Olá Pessoal,

    Na verdade a medição correta do sinal de vídeo deve ser feita a partir de um osciloscópio. Com um multimetro não é possível, pois ele mede a tensão eficaz (RMS) a qual é uma média da tensão que geraria aquecimento em um resistor, baseada em uma tensão senoidal. Como o sinal de vídeo é um sinal composto, não pode ser medido desta maneira.

    O sinal de vídeo possui uma amplitude de 0,7 V referente ao sinal de luminância (variações de iluminação da cena), quando mais claro o ponto de imagem, mais próximo do nível de branco (pico). Os sinais de sincronismo são acrescidos nos 0,3 V restante, representando os pulsos de final de linha e final de quadro, que representam os pulsos de apagamento horizontal e vertical. A cor é inserido numa sub-portadora de cor de 3,57 MHZ.

    Geralmente se o sinal estiver com nível muito baixo ou alto, podemos visualizar esses defeitos na forma de distorção na imagem, um sinal baixo indica uma imagem mais escura na tela do monitor.

    Espero ter ajudado

    #31079
    rogerfe
    Participante

    OK, entendi sua resposta, somente com um osciloscópio para ter uma melhor medição do sinal, mas pelo que entendi, seria um trabalho desnecessário, pois pode-se medir a intensidade do sinal de forma visual.

    Bom eu consegui medir a perda do cabo (resistência pela distancia) através de duas formas:

    1 – Fechando um curto em uma ponta e medindo a resistência do enlace.

    2 – Conectando uma pilha na extremidade e medindo o CC que chega na outra parte.

    Essa medição me ajudou a identificar o cabo de baixa qualidade, e interrompido de uma câmera em um elevador.

    Se houver outros métodos, gostaria de aprender.

    Obrigado

    #31082

    Boa tarde, gostaria de informa que existe um meio muito bom para o teste do cabo coaxial que incluse eu utilizo, em uma das extremidades você coloca um conector BNC com um capacitor de 50 ohms que você consegue comprar em qualquer eletronica, na outra extremidade você testa com o multimetro(Utilize o teste de Continuidade) assim tem que apresentar no multimetro 0,49 ou proximo aos 50 ohms.
    Assim verificando que o cabo está em perfeito estado em caso de cabo partido ou machucado com certeza estara dando bem menos.

    #31097
    yogi
    Participante

    Olá…

    É interessante este assunto.
    Nunca havia me preocupado em “medida” da intensidade de vídeo.
    Mas, a questão é saber quanto de sinal de vídeo está chegando através de um determinado cabo, talvez seja interessante saber, se tem como “medir” isso.
    Mas pelo visto fica inviável para isso necessitar de um osciloscópio que, acredito eu, seja um equipamento de bancada e mais ainda tem de saber manusear e interpletar , um equipamento um tanto sofisticado só para este fim. A mim e talvez para maioria do pessoal aqui, simplesmente visualizando a imagem que conseguiu por na tela do monitor e verificando a sua qualidade junto aos clientes, seja suficiente (será?).
    É o meu ponto de vista.
    Mas é realmente interessante saber algo a mais, como este assunto.

    Quanto a sugestão do colega acima me parece que teve pequena confusão. A unidade de medida citada: “ohm”(Ω) é da resistência elétrica. O capacitor tem unidade de medida em capacitância que seria “farad”. Portanto, o colega deve estar se referindo o uso de “Resistor”.

    Como o teste feito pelo colega:
    “1 – Fechando um curto em uma ponta e medindo a resistência do enlace”

    Neste caso a resistência medida deve ser ou igual a zero ou próximo deste quando o cabo for curto e conforme aumentando a distância aumenta também a sua resistência.
    E se houver o rompimento a medida estará próximo ou igual ao infinito(∞).

    Abraços.

    #35093

    Na minha concepção, com um multimetro melhor, ja na faixa do R$ 300,00, voce consegue medir o sinal, como o Marcelo disse o o sinal tem 0,7V+0,3V , isso nos dois sentidos da senoide, por isso é 1Vpp, com esse multimetro , na escala de AC de pelo menos 2V, voce tera em geral , 1,5 a 1,8 de tensão medida na saida da camera, indicando que o nivel de sinal esta bom, se estiver abaixo desses valores, é bom checar a potencia da fonte.
    Abraço

    #50719
    Alex Lop
    Participante

    Possuo 6 cameras onde uma delas, aparece no meu DVR, com o branco estourando, praticamente, não dá para ver nada, quando ligo diretamente no A/V do televisor, a imagem aparece normalmente. Medi 0,4V AC e 1,7V DC no sinal de vídeo, ao medir em uma camera boa, medi 0,4 AC e 0,01 DC, pelo que observei, este AC, está prejudicando a recepção do DVR (a camera é preto e branco)
    Como não tinha um DC block, não consegui eliminar o DC, alguém já viu isto antes? Estou pensando em colocar um capacitor entre o sinal e o DVR, para eliminar o DC, e ver o que acontece.

    #51756
    Deusimar Felix
    Participante

    Boa tarde!

    Não sou entendido do assunto, mas tenho tido essa mesma dúvida. Entretanto, tenho pensado o seguinte:

    A câmera apresenta (na saída de video) 1Vpp AC (tensão de 1 volt de pico a pico corrente alternada). A fórmula é a seguinte: Vpp = 2.Vp (tensão de pico a pico é igual duas vezes a tensão de amplitude ou tensão de pico).

    Por outro lado, a tensão eficaz (rms) é igual a 70,7% da tensão de pico.

    POR ISSO: apresentando a câmera uma saída de 1Vpp (pico a pico), ela deverá ter 500mVp (amplitude), que deverá ser igual a 353,50mV (rms: eficaz) medidos pelo multímetro TRUE RMS em uma situação aparentemente normal.

    Será? Isso estaria correto?

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.