Estações de trem e Metrô de SP terão câmeras de reconhecimento facial

São Paulo – A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou um projeto que autoriza a instalação de câmeras de reconhecimento facial nas estações do Metrô e da CPTM. O PL 865/2019, de autoria do deputado Rodrigo Gambale (PSL), prevê a montagem dos dispositivos dentro dos vagões e das composições.

 

De acordo com Gambale, as câmeras evitarão a ação de criminosos e preservarão a segurança dos passageiros. No texto original, o parlamentar elenca que roubos individuais, de grupos e brigas entre torcedores de futebol são alguns dos principais problemas encontrados nesses transportes.

Além disso, ele cita um episódio de furto de celular na estação Brás em 2019 como motivação para criar o projeto.

“A presença de câmeras de reconhecimento facial nesses locais inibe a ação criminosa, pois o praticante saberá que será reconhecido. E, ainda que o crime seja praticado, essas câmeras identificarão os possíveis responsáveis […] As câmeras facilitam também a localização de eventuais criminosos foragidos e de pessoas desaparecidas, prestando um serviço de incalculável importância.”, afirma trecho do texto.

 

João Marcelo

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.