Tudo o que você deve saber sobre o sistema de controle de acesso biométrico

Listen to this article

Reconhecimento de impressão digital, rosto e íris são as três tecnologias mais populares usadas para controle de acesso biométrico. A impressão digital era a mais popular até recentemente, pois oferecia conveniência e segurança. O reconhecimento de rosto e íris ganhou popularidade nos últimos anos, à medida que a tecnologia melhorou e a conscientização do cliente aumentou.

As impressões digitais têm servido à humanidade desde os tempos antigos e continuam sendo uma forma popular de identificação em vários setores, incluindo a aplicação da lei. Mas após o COVID-19, o controle de acesso sem contato se tornou popular , levando mais clientes a adotar o reconhecimento facial. O reconhecimento de íris é difundido em indústrias específicas de alta segurança, como centros de pesquisa.

Este artigo explora os diferentes tipos de sistemas de controle de acesso biométrico, seus prós e contras e qual modalidade funcionaria melhor para você. Omitimos o controle de acesso baseado na veia da palma porque eles não são tão populares quanto as outras modalidades.

Diferentes tipos de controle de acesso biométrico

Todas as soluções de controle de acesso biométrico fazem uso de certas características físicas que são exclusivas de cada ser humano. Suas impressões digitais, características faciais e detalhes de sua íris são exclusivos para você. Usando esses recursos, as soluções de controle de acesso biométrico podem identificar e verificar uma pessoa.

Controle de acesso por impressão digital

A natureza única das impressões digitais é conhecida desde os tempos antigos. Os antigos chineses e babilônios usavam impressões digitais para autenticar documentos. Não precisa de tecnologia de ponta e é confiável. Investigadores forenses inspecionam as impressões digitais primeiro, antes mesmo de procurar evidências de DNA.

Leitores biométricos que podem detectar e identificar impressões digitais têm sido populares no controle de acesso por motivos semelhantes. São fáceis de operar, de baixo custo e requerem tecnologia relativamente simples em comparação com outras modalidades.

Prós:

Simples de configurar e usar: Os leitores de impressão digital são fáceis de instalar e usar. Tudo que você precisa fazer é colocar o dedo na tela de vidro do leitor. Comparado a isso, a tecnologia usada para reconhecimento facial e de íris é mais avançada e requer integradores para garantir a luz e o ambiente certos.

Baixo custo: O custo de um leitor de impressão digital é menor do que os leitores faciais e de íris devido à tecnologia menos sofisticada que facilita a produção em massa. Obviamente, o preço depende do scanner e da marca, mas os leitores de impressão digital geralmente são econômicos.

Familiar para muitas pessoas:Como as impressões digitais sempre fizeram parte da vida humana para autenticar materiais, as pessoas estão familiarizadas com seu uso. Pelo contrário, o reconhecimento facial pode parecer assustador para pessoas que não sabem como a tecnologia funciona.

Menos invasivo que outros: Todas as soluções biométricas podem capturar dados que podem ser considerados privados. Mas as impressões digitais são provavelmente as menos intrusivas em comparação com o reconhecimento facial e de íris, tornando-o facilmente aceitável entre os novos usuários.

Contras:

Pouco higiênico: após o COVID-19, o mundo se tornou mais consciente da higiene do que nunca. Tocar em qualquer lugar que outra pessoa tocou torna você vulnerável a infecções, e os leitores de impressão digital exigem que você toque na tela para uso. A única maneira de garantir que as pessoas não espalhem doenças dessa maneira é higienizando o leitor após cada uso. Isso é demorado, tedioso e ineficiente.

Suscetível ao desgaste: A superfície do leitor de impressão digital pode se desgastar com o tempo devido à natureza de seu uso. Isso significa que as empresas teriam que substituir os dispositivos depois de um tempo, incorrendo em custos.

Preocupações de segurança em impressões:Cada vez que alguém toca em um scanner de impressão digital, uma impressão do dedo permanece no vidro. Alguém com intenção maliciosa pode capturar isso e forjá-lo de várias maneiras, tornando-o vulnerável a ataques de falsificação.

Quem deve usar o controle de acesso por impressão digital

Embora os leitores de impressões digitais tenham tido riscos de higiene ultimamente, ainda é uma das formas mais eficientes e populares de controle de acesso. É ideal para escritórios pequenos e médios onde o número de pessoas é limitado e pode ser monitorado facilmente. Sua eficiência de custos permite que as empresas o configurem sem incorrer em despesas de capital consideráveis.

Controle de acesso por reconhecimento facial 

O reconhecimento facial funciona usando um software que pode capturar detalhes distintos, como o formato do queixo e a distância entre os olhos. A representação matemática dos dados capturados é comparada com os bancos de dados fornecidos para conceder ou negar acesso a uma pessoa.

Prós:

Conveniente: o reconhecimento facial é conveniente porque tudo o que você precisa fazer é mostrar seu rosto na frente de um scanner. Não há necessidade de levantar nem um dedo – literalmente! Ao longo dos anos, os algoritmos de reconhecimento facial melhoraram drasticamente, permitindo o reconhecimento rápido e preciso em ambientes internos e externos.

Sem contato: o reconhecimento facial se tornou popular após o COVID-19 porque é uma tecnologia sem contato. Os usuários de controle de acesso de hoje estão mais confortáveis ​​sabendo que suas soluções são higiênicas.

Contras:

O ambiente importa: Para capturar com precisão o rosto, o usuário deve permanecer a uma distância especificada. A iluminação ambiente deve ser otimizada de acordo com as especificações da câmera. Se o espaço não estiver bem iluminado, você precisará instalar luzes extras.

Preocupações com a privacidade: o reconhecimento facial é mais invasivo do que outras modalidades porque captura a imagem de alguém. Como a câmera está sempre ligada, existe o risco de capturar rostos sem o consentimento das pessoas, levantando várias preocupações legais e de privacidade.

Preocupações de precisão:Embora a velocidade e a eficiência dos leitores de reconhecimento facial tenham melhorado drasticamente, algumas pessoas ainda questionam sua precisão. Vários estudos levantaram preocupações sobre o viés racial e de tom de pele em algoritmos. Além disso, as taxas de precisão que as empresas afirmam são muitas vezes alcançáveis ​​apenas em ambientes ideais, não no mundo real.

Quem deve usar o controle de acesso por reconhecimento facial

O reconhecimento facial pode ser usado em quase todos os lugares, mas são especialmente adequados para espaços públicos internos, como aeroportos, pois podem controlar facilmente o ambiente e a iluminação. Sendo sem contato, eles oferecem um sistema mais seguro, independentemente do número de pessoas que o utilizam. Muitas companhias aéreas e agências de controle de fronteiras estão explorando essa opção, apesar das preocupações com a privacidade.

O reconhecimento facial também é perfeito para escritórios e outros ambientes de negócios, embora muitos não o considerassem absolutamente necessário se não fosse pela pandemia. O uso do reconhecimento facial em dispositivos como telefones celulares e computadores pessoais aumentou sua aceitação entre o público em geral, facilitando sua adoção.

Controle de acesso com reconhecimento de íris

O reconhecimento de íris é frequentemente considerado uma das modalidades de gerenciamento de identidade e controle de acesso mais precisas. Os scanners de íris funcionam lançando luz infravermelha no olho para detectar padrões únicos na íris. Uma das maiores atrações do reconhecimento de íris é que ele é altamente preciso porque não há duas pessoas no mundo que tenham o mesmo padrão de íris.

Até recentemente, as soluções de controle de acesso baseadas em reconhecimento de íris eram limitadas a locais de alta segurança, como centros de pesquisa que armazenam informações confidenciais. Mas instalações como aeroportos estão usando cada vez mais essa modalidade agora.

Prós:

Precisão: os padrões de íris são garantidos para alterar menos na vida de uma pessoa, tornando-se uma forma confiável de reconhecimento de identidade a longo prazo. Ao contrário das impressões digitais e características faciais, há menos chance de os padrões da íris serem danificados por acidentes ou doenças. É seguro usar
Se os dois olhos de um usuário forem escaneados, a confiabilidade aumenta ainda mais.

Sem contato: como o reconhecimento facial, as soluções de reconhecimento de íris são sem contato, tornando-as uma alternativa higiênica às soluções de controle de acesso por impressão digital. Após a pandemia, mais e mais clientes priorizaram os dispositivos sem contato.

Flexibilidade:Como o reconhecimento de íris usa tecnologia de infravermelho, ele não depende muito da iluminação ambiente e das condições de operação. Isso torna a solução flexível, possibilitando sua operação na maioria dos ambientes e configurações.

Contras:

Preocupações com a privacidade: muitos scanners modernos de reconhecimento de íris podem coletar detalhes a até 10 metros de distância. Isso torna possível a digitalização de pessoas sem consentimento, levantando questões legais e de privacidade para os usuários.

Tecnologia sofisticada: Você não pode usar câmeras normais para reconhecimento de íris porque elas usam fontes de luz infravermelha. Dependendo de onde você está e de quanto acesso você tem aos provedores de serviços, o reparo de um dispositivo pode ser difícil.

Caro: A tecnologia utilizada para o reconhecimento da íris é sofisticada e mais cara do que outras modalidades. Isso pode ser um impedimento para os clientes de pequenas e médias empresas.

Quem deve usar o controle de acesso com reconhecimento de íris 

Instituições financeiras, centros de saúde, centros de pesquisa e agências de aplicação da lei são todos clientes em potencial para controle de acesso por reconhecimento de íris. Nos últimos anos, seu uso no controle de fronteiras aumentou à medida que sua precisão e eficiência oferecem melhor valor aos governos.

Qualquer setor que exija segurança rígida pode considerar o reconhecimento de íris, mas as desvantagens impõem certas limitações ao seu escopo. Por exemplo, eles podem não ser adequados em grandes escritórios e espaços públicos onde a coleta de dados privados é uma preocupação. Em certas regiões onde as leis de privacidade são rigorosas, o uso do reconhecimento de íris pode exigir cuidados especiais.

Você deve atualizar para o controle de acesso biométrico? 

Modalidades como cartões RFID, credenciais móveis e PINs tornam os sistemas de controle de acesso eficazes, mas a biometria se destaca por sua segurança. Duplicar cartões e roubar telefones celulares é fácil, mas a biometria de uma pessoa é única. As credenciais de telefone que fazem uso da biometria podem ser uma exceção aqui. Mas qualquer uma dessas credenciais externas é fácil de perder.

Preocupações como invasão de privacidade e a curva de aprendizado podem tornar as soluções de controle de acesso biométrico um pouco menos atraentes. O preço também é relativamente mais alto em comparação com as formas tradicionais de controle de acesso. No entanto, isso pode variar dependendo do tipo de solução de controle de acesso que você escolher.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.