Seagate promete lançar discos rígidos de 30 TB dentro de um ano

Listen to this article

A Seagate anunciou planos para lançar discos rígidos HAMR (Heated Magnetic Recording) de segunda geração, com unidades de 30 TB que devem estar disponíveis nos próximos 12 meses.

    Fonte da imagem: Seagate

Fonte da imagem: Seagate

A técnica HAMR ou Gravação Magnética Assistida por Calor propõe um novo método de gravação magnética que permite reduzir o tamanho da área magnética que armazena um bit de informação e aumentar a densidade de bits. Durante o processo de gravação, um pequeno diodo laser acoplado a cada cabeça aquece brevemente uma pequena área do prato. O processo de aquecimento e resfriamento leva nanossegundos enquanto o próprio drive permanece magneticamente e termicamente estável.

De acordo com os planos anunciados, a Seagate lançará unidades HAMR de segunda geração com capacidade de 30 TB até meados do próximo ano. Por volta da virada de 2024-2025, unidades de 40 TB devem aparecer e, até 2026, planeja-se criar dispositivos que possam armazenar 50 TB de informações ou mais.

É verdade que, como observam as fontes da rede, o custo dos discos rígidos feitos com a tecnologia HAMR de segunda geração será muito alto. Como tal, sua principal área de aplicação será sistemas de classe empresarial e data centers.

Ele também observa que até o final deste ano, a Seagate lançará discos rígidos de servidor de 30 TB feitos com a tecnologia tradicional de gravação magnética (CMR).

 

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.