Axis lança novo software de administração de materiais – SBOM

Listen to this article
Axis Communications anunciou o lançamento do software de listas de materiais (SBOM) para AXIS OS, o sistema operacional baseado em Linux usado na maioria dos dispositivos Axis. O objetivo é adicionar foco em segurança cibernética e maior transparência principalmente para clientes, pesquisadores de segurança e autoridades.

A partir da versão de janeiro de 2023 do AXIS OS 11.2, cada versão do AXIS OS será complementada por um SBOM no  formato CycloneDX . Cada SBOM listará de forma transparente todos os componentes de software OpenSource e de propriedade da Axis que compõem a versão do AXIS OS. Inicialmente, devido ao licenciamento atual e limitações técnicas, pacotes pré-compilados, componentes proprietários de terceiros e componentes proprietários da Axis com dependências serão excluídos. A Axis trabalhará para incluir esses componentes em versões futuras.

Então, o que é um SBOM? Como uma lista de materiais de fabricação ou engenharia, uma lista de materiais de software é uma lista extensa e detalhada de todos os componentes necessários para construir um produto de software – neste caso, o Axis OS. Também pode ser comparado à lista de ingredientes de uma embalagem de alimento: quando você conhece os ingredientes do item, sabe exatamente o que está comprando. O princípio é o mesmo para o software.

Os principais benefícios de um SBOM incluem acesso a:

  • Uma lista de todos os componentes (incluindo versões) que compõem um produto
  • Um inventário transparente da cadeia de suprimentos de software
  • Informações sobre vulnerabilidades conhecidas que podem afetar os componentes
  • Informações sobre as melhores práticas de segurança cibernética aplicadas pelos fornecedores
  • Informações valiosas para terceiros especializados em avaliação de vulnerabilidade, análise de ameaças e planos de remediação

Johan Paulsson, CTO da Axis Communications comenta: “A Axis acredita que a segurança cibernética de longo prazo é construída com base na confiança e na transparência. Fornecer um SBOM para o sistema operacional AXIS é mais um alicerce em nossos esforços para fornecer aos clientes informações transparentes sobre seus produtos Axis.”

Para acessar o SBOM para AXIS OS, os usuários devem seguir o procedimento padrão para baixar o AXIS OS em  www.axis.com . Um novo link permitirá que os usuários baixem e visualizem o SBOM. Eles podem então abri-lo em um editor de texto e acessar todas as informações que ele contém.

A Axis Communications está explorando como os SBOMs se aplicam e podem ser fornecidos para outros produtos da Axis no futuro.

 

Para saber mais sobre SBOM acesse: www.axis.com

Siga a Axis Communications no LinkedIn, FacebookTwitter e Instagram

Sobre a Axis Communications
A Axis oferece soluções de segurança inteligentes para um mundo mais seguro e eficiente. Líder de mercado no segmento de vídeo em rede, a Axis está sempre na vanguarda do setor, graças ao lançamento contínuo de produtos de rede inovadores baseados em uma plataforma aberta e ao serviço de primeira classe que oferece aos clientes por meio de sua rede parceiros internacionais. A Axis está comprometida com relacionamentos de longo prazo com seus parceiros e disponibiliza os produtos de rede mais avançados e todo o conhecimento de que precisam para comercializá-los em mercados consolidados e em novos países.

Fundada na Suécia em 1984, a Axis tem mais de 3.646 funcionários próprios em mais de 50 países ao redor do mundo e é apoiada por uma rede internacional de mais de 90.000 parceiros.

Origem: https://www.axis.com/newsroom/news/software-bill-of-material

 

Engº Marcelo Marcelo Peres

mpperes@guiadocftv.com.br – GuiadoCFTV

Por favor avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!

Importante: Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

 

 

 

 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.