Empresa de moda afirma que possuem roupas “invisíveis” para as câmeras de vigilância

Listen to this article

Uma startup italiana de tecnologia da moda lançou uma nova linha de malhas que afirma poder esconder você das câmeras de vigilância, enganando a IA e fazendo-a pensar que você é um animal.

Cap-able descreve sua Coleção Manifesto como um ‘algoritmo vestível para proteger nossa identidade’.

As roupas custam £ 252 para camisetas, £ 370 para suéteres e £ 245 para calças de corrida.

A empresa utiliza um sistema tecnológico capaz de transpor imagens, chamadas de patches adversários, para um tecido de malha que pode ser usado para enganar detectores de pessoas em tempo real.

Usar um dos itens com a imagem adversária pode proteger os dados biométricos do rosto de uma pessoa.  Isso significa que será indetectável ou associado a uma categoria incorreta, como animais.  Exemplos usados ​​pela empresa incluem cães, zebras e girafas

Usar um dos itens com a imagem adversária pode proteger os dados biométricos do rosto de uma pessoa. Isso significa que será indetectável ou associado a uma categoria incorreta, como animais. Exemplos usados ​​pela empresa incluem cachorros, zebras e girafas.

Cap-able disse que o objetivo da Coleção Manifesto é aumentar a conscientização sobre o direito à privacidade e à proteção de dados biométricos, que eles acreditam ser um problema frequentemente sub-representado, apesar de afetar a maioria dos cidadãos em todo o mundo.

A CEO da Cap-able, Rachele Didero, disse: ‘Escolher o que vestir é o primeiro ato de comunicação que realizamos, todos os dias. Uma escolha que pode ser o veículo dos nossos valores.

‘Em um mundo onde dados são o novo petróleo, Cap-able aborda a questão da privacidade, abrindo a discussão sobre a importância de se proteger contra o uso indevido de câmeras de reconhecimento biométrico: um problema que se torna cada vez mais presente em nosso cotidiano, envolvendo cidadãos de todo o mundo e que, se negligenciado, pode congelar os direitos do indivíduo, incluindo a liberdade de expressão, associação e livre circulação em espaços públicos.’

Até agora, os patches adversários foram apenas impressos.

O método patenteado pela Cap-able permite à empresa incorporar o algoritmo na textura para que as roupas caibam bem e também sejam tecnologicamente eficazes.

Capaz de afirmar que o tecido foi testado com YOLO, o sistema de detecção de objetos em tempo real mais comum e rápido.

Federica Busani, co-fundadora, disse: ‘Cap-able visa mudar a forma como as pessoas olham para as roupas e acessórios que usam, trazendo uma atitude completamente nova e profunda para a indústria da moda.

‘Cap-able quer encontrar novas soluções e novos campos de aplicação da tecnologia, para fazer as pessoas refletirem sobre um problema urgente muitas vezes subestimado.’

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.