Tecnologia ADAS poderia salvar 250 mil vidas até 2053 no trânsito, estima estudo

Listen to this article

Os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) são tecnologias importantes para detectar perigos potenciais ao alertar os motoristas sobre acidentes e trazer recomendações de direção. Com esse potencial em vista, o estudo da AAA Foundation for Traffic Safety calculou que esses sistemas podem evitar cerca de 37 milhões acidentes até 2053 apenas nos Estados Unidos.

Redução significativa de acidentes e mortes

  • O estudo realizado em parceria com a Universidade da Carolina do Norte estima que a tecnologia poderia evitar 14 milhões de feridos e salvar cerca de 250 mil vidas nos próximos 30 anos;
  • Isso representaria uma redução de 16% de acidentes e ferimentos e 22% das mortes que ocorreriam nas estradas;
  • Para chegar a esse números, os pesquisadores tiveram que estimar a quantidade de acidentes, feridos e mortes nas estradas dos EUA com base em dados de 2017 a 2019;
  • Então foi criado um método para prever a probabilidade dos sistemas ADAS evitarem acidentes;
  • Esse método considerou um cenário em que todos os veículos contassem com o ADAS e analisou a probabilidade de a tecnologia estar em uso e sua real capacidade de evitar acidentes.

As descobertas deste último estudo sobre o trabalho da Fundação AAA em tecnologias emergentes sugerem que os ADAS têm o potencial de transformar a segurança rodoviária. No entanto, todos os benefícios de segurança dos ADAS não serão alcançados a menos que sejam totalmente compreendidos pelo consumidor, utilizados de forma adequada e amplamente adotados.

Dr. David Yang, presidente e diretor-executivo da Fundação AAA.

ADAS carros tecnologia 1

De acordo com os pesquisadores, o estudo tem limitações. Mas, de qualquer forma, os benefícios da tecnologia aos motoristas são evidentes.

O futuro do ADAS é brilhante, mas não é uma panaceia. Embora essas tecnologias ofereçam benefícios substanciais de segurança, não podemos projetar uma saída para os ferimentos e mortes no trânsito nas estradas dos EUA. Investimentos em uma diversidade de medidas comprovadas de segurança no trânsito, incluindo, entre outras, tecnologia veicular, são necessários.

Jake Nelson, diretor de defesa da segurança no trânsito da AAA.

Quais são os benefícios da tecnologia de ADAS?

O AAA Foundation for Traffic Safety destacou os principais recursos capazes de evitar acidentes e salvar vidas nas estradas. Confira:

  • Aviso de colisão frontal: detecta uma possível colisão com um veículo da frente e alerta o motorista. Alguns sistemas também fornecem alertas para pedestres especificamente.
  • Controle de cruzeiro adaptativo: auxilia na aceleração e na frenagem para manter a distância selecionada pelo motorista em relação ao veículo da frente.
  • Frenagem de emergência automática: detecta possíveis colisões com um veículo à frente, fornece aviso de colisão frontal e freia automaticamente para evitar uma colisão ou diminuir a gravidade do impacto. Alguns sistemas também detectam pedestres.
  • Aviso de saída de faixa: monitora a posição do veículo dentro da faixa de rodagem e alerta o motorista quando o veículo se aproxima ou cruza os marcadores de faixa.
  • Assistência de manutenção de faixa: fornece suporte de direção para auxiliar o motorista a manter o veículo na faixa. O sistema reage apenas quando o veículo se aproxima ou atravessa uma linha de faixa.
  • Monitoramento de ponto cego: detecta veículos no ponto cego durante a condução e notifica o motorista de sua presença. Alguns sistemas fornecem um aviso adicional se o motorista ativar a seta.

 

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.