Iniciativa de smart city em Pato Branco (PR) leva 5G a luminárias inteligentes

Listen to this article

Em colaboração com a Claro e a Embratel, a Juganu está investindo cada vez mais no 5G em Pato Branco no estado do Paraná para tornar a infraestrutura da cidade mais inteligente, levando economia às contas públicas e Wi-Fi gratuito à população com luminárias inteligentes equipadas pela Qualcomm.

“Nossas soluções promovem desenvolvimento para as cidades, demonstrando que a tecnologia é um importante instrumento para tornar itens como luminárias em inteligentes dispositivos, com funções mais eficientes, de segurança e conectividade”, afirma o CEO da Juganu no Brasil, Bruno Gemus.

Em colaboração com o município paranaense, o projeto de luminárias inteligentes oferece iluminação mais eficiente de baixo consumo de energia e se destacam ainda pelas funções de telegestão, câmeras de monitoramento e Wi-Fi público para garantir o acesso à internet para a população.

Dez luminárias inteligentes estão em funcionamento desde dezembro de 2022. Graças à Licença de Uso Temporário do Espectro, quatro delas serão conectadas ao 5G da Claro e da Embratel.

Luminária inteligente conta com sensores IoT, conexão Wi-Fi para rede pública, suporte para 5G e iluminação inteligente com base na intensidade da luz do sol (Imagem: Divulgação/Juganu)
Luminária inteligente conta com sensores IoT, conexão Wi-Fi para rede pública, suporte para 5G e iluminação inteligente com base na intensidade da luz do sol (Imagem: Divulgação/Juganu)

“A Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. se orgulha em fornecer tanto soluções para small cells, quanto as câmeras e conexão Wi-Fi usadas com a luminária inteligente, como parte da iniciativa. Nossa Qualcomm FSM 100xx 5G RAN Platform é uma tecnologia avançada que está possibilitando iniciativas inovadoras”, afirma Fransergio Vieira da Qualcomm Serviços de Telecomunicações.

“Por meio da rede 5G, as luminárias de Pato Branco poderão operar de forma mais eficiente. A Prefeitura conseguirá gerenciar de maneira mais precisa a iluminação pública, identificando possíveis ocorrências com agilidade e realizando manutenções preventivas a partir dos dados coletados dos equipamentos”, afirma Maria Teresa Lima, Diretora-Executiva da Embratel para Governo.

“Pato Branco tem o título de Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná e a ativação do sinal 5G, certamente, irá abrir novas portas para o crescimento econômico, aprimorando a infraestrutura urbana e a inovação em diversos setores, principalmente educação, saúde e negócios”, destaca o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.