Inteligência Artificial Geral chegará em 10 anos, aposta fundador do SoftBank

Listen to this article

Falando durante a conferência corporativa SoftBank World, o CEO e fundador da corporação multinacional japonesa de telecomunicações e internet, Masayoshi Son, disse acreditar que a inteligência artificial geral (AGI), IA que supera a inteligência humana em quase todas as áreas, estará sendo totalmente executada em 10 anos — e a Superinteligência em 20 anos.

  • Existem três principais subdivisões de IA, conforme suas capacidades e classificações: Inteligência artificial estreita ou limitada (ANI), Inteligência artificial geral (AGI) e Superinteligência artificial (ASI);
  • A AGI tem o objetivo de criar sistemas que sejam mais inteligentes do que os seres humanos, capazes de realizar qualquer tarefa intelectual — caminho que já estamos trilhando;
  • Para especialistas, há pontos positivos e negativos na tecnologia, como aumento da produtividade e capacidades humanas e impacto no mercado de trabalho e desigualdade social;
  • Segundo Son, a AGI será dez vezes mais inteligente do que a soma de toda a inteligência humana num futuro próximo. Ele também observou o rápido progresso na IA generativa que, para ele, já excede a inteligência humana em certas áreas.

    É errado dizer que a IA não pode ser mais inteligente que os humanos, pois é criada por humanos. A IA agora é autoaprendizado, autotreinamento e autoinferência, assim como os seres humanos.

    Masayoshi Son, CEO e fundador SoftBank. 

    De acordo com a Reuters, o CEO tem falado do potencial da AGI para transformar os negócios e a sociedade há alguns anos, mas esta é a primeira vez que ele fornece um cronograma para o seu desenvolvimento.

    Ele também pontuou que, no ritmo em que estamos, estaremos falando de Superinteligência artificial em 20 anos e que ela deverá ultrapassar a inteligência humana por um fator de 10 mil.

    Com isso, o executivo apelou às empresas japonesas para “acordarem” para a promessa da IA, argumentando estarem cada vez mais atrasados na era da Internet. Para ele, o progresso da tecnologia forçará as pessoas a adotarem um novo modo de trabalho e vida, e quem não se render ficará para trás “como peixinhos dourados em um aquário”.

    O único a acreditar numa AGI em 10 anos 

    Son destacou que ele é, provavelmente, o único especialista na área a acreditar que já estaremos em um nível avançado da AGI em 10 anos. O empresário é conhecido por várias apostas astutas que transformaram o SoftBank em um gigante do investimento em tecnologia, bem como por algumas que também fracassaram.

    Ele tende a fazer afirmações sobre o impacto transformador das novas tecnologias, não sendo essa a primeira vez que realiza uma declaração do tipo. Suas previsões sobre a Internet móvel, por exemplo, foram amplamente confirmadas, enquanto as sobre a Internet das Coisas não.

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.