Intel identifica 34 vulnerabilidades de firmware, software e chipsets

Listen to this article

Na última terça-feira (13), a Intel revelou em sua página de atualizações de segurança 34 vulnerabilidades em softwares, drivers, chipsets e firmwares proprietários. Entre os problemas apontados, os mais relevantes para o usuário comum são os relacionados aos drivers e controladores Thunderbolt e à ferramenta de overclock Intel Extreme Tuning Utility (XTU).

Naturalmente, a empresa apontou as vulnerabilidades já com os devidos patches de correção, mas a atualização precisa ser realizada manualmente. A boa notícia é que as brechas mais graves na conectividade Thunderbolt exigem acesso direto ao sistema, localmente ou com o host ativamente abrindo conexões remotas para usuários mal-intencionados.

Intel identifica e corrige 34 vulnerabilidades em softwares, firmwares e chipsets. (Imagem: Intel / Reprodução)
Intel identifica e corrige 34 vulnerabilidades em softwares, firmwares e chipsets. (Imagem: Intel / Reprodução)

Manter sistemas sempre atualizados

As 34 vulnerabilidades ainda incluem diversas ferramentas para desenvolvedores, como o Intel Unison, além de instaladores de ferramentas oneAPI, voltadas para programação de coprocessadores, GPUs e os cada vez mais populares aceleradores de IA. Outro programa afetado é a ferramenta Intel de diagnóstico de bateria, pouco conhecida, mas que pode vir embarcada em notebooks que não contam com assistentes proprietários das fabricantes, como o Alienware Command Center ou ROG Armoury Crate.

No caso do Intel XTU, a ferramenta além de não vir pré-instalada, o usuário recebe vários alertas ao longo do processo, pois ela exige permissão para modificar configurações de tensão e elementos da BIOS. Para os drivers e controladores Thunderbolt, foram 20 vulnerabilidades identificadas e corrigidas, com apenas uma delas sendo explorável via acesso remoto, e as restantes apenas local.

Vulnerabilidades em controladores e drivers Thunderbolt exigem acesso local ao sistema para serem exploradas. (Imagem: Intel / Divulgação)
Vulnerabilidades em controladores e drivers Thunderbolt exigem acesso local ao sistema para serem exploradas. (Imagem: Intel / Divulgação)

Independentemente do caso, a recomendação é sempre manter os drivers e chipsets atualizados. Para isso, é preciso abrir a página de recomendações de segurança da Intel, buscar as ferramentas e baixar o patch manualmente até que eles sejam incorporados aos assistentes de atualização das fabricantes e ao Windows Update.

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.