Líderes de tecnologia se reúnem para solucionar escassez de chips de IA

Listen to this article

chip iaImagem: 3dartists / Shutterstock.com

Líderes de empresas de tecnologia e Diretores de TI se reuniram nesta semana no CIO Network Summit 2024, promovido pelo The Wall Street Journal na Califórnia, para falar sobre a escassez de chips de Inteligência Artificial – que está entre as principais preocupações do setor atualmente.

  • Líderes de tecnologia e Diretores de TI se reuniram no CIO Network Summit 2024, do The Wall Street Journal, para falar sobre estratégias contra a escassez de chips de IA;
  • As unidades de processamento gráfico (GPUs) permitem executar e processar muitos dados ao mesmo tempo, e a busca pelos dispositivos mostrou um aumento principalmente entre 2022 e 2023;
  • Com o alerta da crise, diversas empresas já anunciaram novas tecnologias e estratégias para combater o problema;
  • O Google, por exemplo, está desenvolvendo suas próprias GPUs há anos; a OpenAI está em busca de investidores para um projeto trilionário que visa remodelar a indústria; e a AMD lançou novos chips de IA – desafiando o domínio da Nvidia no setor.

Com o crescimento exponencial da demanda pelas unidades de processamento gráfico (GPUs) – que permitem executar e processar um grande volume de dados ao mesmo tempo – entre 2022 e 2023, diversas empresas já anunciaram novas tecnologias e estratégias para driblar o problema da falta dos chips e, consequentemente, a exploração do potencial da IA.

Aumenta o debate sobre a escassez de chips de IA

GPU
Imagem: Sdecoret/iStock

No evento, Hasmukh Ranjan, CIO da AMD, disse que a empresa vem usando IA para aprimorar suas capacidades de computação, constatando uma melhoria de 5% na eficiência. Em dezembro de 2023, a AMD iniciou o lançamento de seus novos chips de IA – desafiando o domínio da Nvidia, principal produtora de GPUs atualmente.

Sam Altman, CEO da OpenAI, busca investidores para um projeto que exige até 7 trilhões de dólares e tem o objetivo de remodelar a indústria global de chips de Inteligência Artificial, como divulgado anteriormente pelo The Wall Street Journal.

“Estávamos num regime em que os humanos eram caros e as máquinas eram baratas, na era do PC. É interessante voltar a este mundo onde as máquinas são bastante caras”, disse Eli Collins, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos do Google DeepMind, no evento.

Collins reforça que, apesar da crise, o cenário é otimista, já que o Google vem trabalhando há anos no desenvolvimento de seus próprios hardwares: “Se você observar o que podemos treinar dado o número de chips que temos, essa é uma área onde temos trabalhado muito em termos de eficiência.”

 

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.