Câmeras ‘falantes’ vão combater desordem na Inglaterra

Listen to this article

Homem flagrado, por câmera, chutando caixa eletrônico
Operadores vão poder repreender desordeiros por alto-falantes
Câmeras “falantes” vão ser instaladas pelo governo britânico em 20 áreas do país para flagar quem estiver jogando lixo nas ruas ou tendo “comportamento anti-social”.

A Grã-Bretanha já é o país com maior número de câmeras de vigilância instalada nas ruas por habitante, mas até há pouco tempo os operadores, isolados em salas, só podiam assistir às cenas de desordem se não houvesse policiais por perto ou se o caso não fosse grave o suficiente para acionar um deles.

Mas, em uma experiência iniciada na cidade de Middlesbrough, as autoridades instalaram caixas de som junto com as câmeras para alertar a qualquer desordeiro que ele está sendo observado.

Em um dos casos presenciados pela reportagem da BBC, uma mulher joga um papel na rua quando o operador ordena pelo alto-falante que ela pare e coloque tudo na lixeira. E ela obedece.

“Liberdades individuais”

O ministro do Interior da Grã Bretanha, John Reid, diz que vai haver “uma minoria que vai estar muito preocupada com o que, segundo eles, são intromissões nas liberdades individuais”.

“Mas a grande maioria das pessoas vai perceber que o que, de fato, as prejudica é o grande número de pessoas que fazem desordem nas grandes cidades e não permitem que a população em geral esteja em um ambiente limpo e seguro.”

Mas o representante do Partido Conservador (de oposição) para assuntos ligados ao Ministério do Interior, James Brokenshire, disse que o governo deveria ser “muito cuidadoso” com o projeto.

“Isso está parecendo mais uma estratégia de assustar as pessoas do que de fazer policiamento de verdade. Esta estratégia pode até ser eficiente em algumas circunstâncias, mas o que precisamos mesmo é de mais policiais nas ruas.”

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2007/04/070404_cctvpc.shtml

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.