Imagens de CFTV são apagadas

Listen to this article

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) vai pedir a abertura de um inquérito à Polícia Judiciária Civil para apurar o suposto sumiço das imagens gravadas pelo circuito fechado de televisão (CFTV) da Penitenciária Pascoal Ramos, na cela de João Arcanjo Ribeiro. O advogado de Arcanjo, Zaid Arbid, foi quem informou ontem a reportagem do jornal A Gazeta sobre o que considera “possível destruição de provas”.

A procuradora-chefe do Gaeco, Eliana Maranhão, destacou que foi informada da situação (imagens apagadas) por meio de um ofício do ex-secretário de Justiça, Carlos Santana, e o encaminhou para a PJC uma vez que não é competência do Gaeco apurar. “A situação é tão grave e mais uma vez demonstra a necessidade de permanência de Arcanjo na penitenciária de segurança máxima”, definiu.

De acordo com o advogado Zaid Arbid, ele entrou com o primeiro pedido para ter acesso as imagens do CFTV no dia 22 de outubro de 2007, 6 dias após ser deflagrada a operação Arrego, quando o “Comendador” foi transferido para a Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande (MS), sob a acusação de continuar liderando, de dentro do Pascoal Ramos, o jogo do bicho. Na ocasião foi pedido à defesa de Arcanjo que encaminhasse um HD (disco rígido) de 120GB, para que as imagens, que já estavam armazenadas no setor de informática da Sejusp fossem fornecidas.

A defesa, no entanto, só encaminhou o HD no dia 28 de janeiro deste ano, três meses depois do pedido e alguns dias após as imagens terem sido supostamente apagadas. No dia 14 de fevereiro Zaid reiterou o pedido das cópias e até o momento afirma que não foi atendido. “Como atribuir ao mesmo (Arcanjo) o recebimento de visitas e a instalação de escritório, se os seus passos eram monitorados ininterruptamente? No desespero parece que destruíram provas”.

Fonte: GAZETA DIGITAL
Arcanjo está preso em penitenciária de segurança máxima

Origem: http://www.diariodanoticia.com.br/not1.php?act=11&id=977

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.