Sentimento de insegurança cresce em Portugal

A 2ª Edição do Simpósio ADT sobre como as pessoas reconhecem questões relacionadas com segurança, proteção de dados e privacidade em Portugal revela que 71% dos inquiridos considera que a segurança em Portugal piorou em 2007, e mais de metade destes considera que a situação tende a piorar.

Os locais considerados mais inseguros são as danceterias e bares, apontados por 78% dos inquiridos, a via pública que é referida por 70% e os transportes públicos e respectivos locais de acesso mencionados por quase 63%. Já os locais considerados mais seguros são o local de trabalho (88%), os hospitais e centros de saúde (83%) e os hotéis (83%).

Os três fatores que mais contribuem para a sensação de insegurança são o desemprego (22%), as novas formas de criminalidade – como terrorismo e crime organizado (18%) e o aumento da violência na sociedade (17%).

Câmaras de vídeo vigilância dão sensação de segurança

Questionados sobre a forma de melhorar o clima de segurança em Portugal, os inquiridos mencionaram em primeiro lugar a melhoria das condições sócio-econômicas, seguida do aumento do número de efetivos das forças de segurança (14%) e uma melhoria da qualidade da educação nos estabelecimentos de ensino (13%).

88% dos inquiridos afirma não sentir receio quando estão a ser filmados por um sistema de vídeo-vigilância e 64% afirma sentir-se mais seguro com a presença de um sistema de CFTV (CCTV). 94% considera mesmo que os sistemas de CFTV contribuem para auxiliar a atividade das forças de segurança e 73% considera-os como redutores de comportamentos ilícitos.

Parques de estacionamento (18%), discotecas e bares (15%) e transportes públicos, incluindo trens e estações de metrô (13%), são os locais em que os que responderam ao inquérito consideram que seria mais importante existirem sistemas de CFTV.

Origem: http://www.electro-imagen.com/es/noticia_pt/13037

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.