Siemens lança sistema para monitoramento e análise de imagens

Listen to this article

A Siemens, por meio de sua unidade Building Technologies, traz para o Brasil uma tecnologia inovadora para proteção de áreas amplas e plantas industriais. Trata-se do SivellanceTM Site IQTM, solução de análise inteligente de vídeo que torna pró-ativo o processo de monitoramento de imagens.

Plantas industriais e áreas amplas enfrentam diversos desafios de segurança e para superá-los é necessária a utilização de centenas de câmeras em cada ponto estratégico que se deseja monitorar. Além disso, é preciso que o sistema esteja totalmente integrado à proteção perimetral e periférica do ambiente, bem como ao sistema de controle de acesso. Utilizando este modelo convencional de proteção, a empresa passa a enfrentar outros tipos de problemas como alto custo de manutenção dos sistemas, julgamentos subjetivos e falta de ações preventivas, e mecanismos de auditoria contínua.

Pensando nisso, a Siemens desenvolveu o Sivellance Site IQ cuja vantagem principal é propiciar o aumento na eficiência dos sistemas de CFTV, já que o software acusa anormalidades no site, recomenda ao operador uma ação, fornece uma evidência visual sobre o que está ocorrendo e o melhor: faz a convergência de um número ilimitado de câmeras, possibilitando a visualização das imagens em um único monitor.

Dessa forma, requer apenas um operador por turno. “Um estudo realizado pelo Exército Americano em parceria com a Universidade de Harvard revelou que, após 12 minutos visualizando mais de dois monitores, um operador perderá 45% de todas as ações. Depois de 22 minutos, esse percentual cresce para 95%”, saliente Lucas Blanco, gerente de negócios da unidade.

A implantação da solução de análise inteligente de vídeo parte inicialmente de uma análise de risco detalhada e customizada da planta, na qual são avaliadas as vulnerabilidades e possíveis ameaças. Após o reconhecimento e entendimento dos riscos e definição de políticas de segurança, o Sivellance Site IQ permite ao usuário estabelecer barreiras virtuais com o auxílio de uma imagem aérea em 3D que permanece na tela principal, atualizada 20 vezes por segundo -quase a mesma velocidade da projeção em cinemas. Quando essas barreiras são invadidas por objetos não-autorizados, o alarme é disparado, abrindo automaticamente um pop-up da câmera mais próxima ao local da intrusão. Com isso, o operador tem condições de tomar rapidamente as devidas providências de segurança.

Para identificar objetos não-autorizados, o software realiza cálculos aplicados à geometria analítica, levando em conta critérios pré-definidos como padrão, movimento, direção, velocidade, altura, largura e posição real. Uma única câmera é capaz de detectar 50 objetos diferentes de uma só vez. Além das câmeras de vídeo, que podem ser fixas, móveis ou térmicas, o sistema trabalha com outros tipos de sensores, como radares, GPS, controle de acesso, radiofreqüência e cercas inteligentes.

O Sivellance Site IQ se destaca também por outros benefícios como prevenção de incidentes, redução de julgamentos baseados em ações subjetivas, utilização da infra-estrutura de câmeras já existente, interface gráfica amigável e otimização dos custos com vigilantes. “Para a análise das imagens, bastam quatro pixels de resolução”, acrescenta Blanco. Sua infra-estrutura de rede, cujo tráfego é pequeno e não exige links com grande capacidade, possibilita a instalação de um centro de comando, responsável por gerir displays instalados em diferentes regiões. O acesso remoto via internet é outra funcionalidade.

Sobre a Siemens – unidade Building Technologies (www.siemens.com.br/sbt)

Referência mundial em tecnologia, a Siemens ocupa posição de destaque no fornecimento de soluções de Sistemas Integrados de Segurança, Proteção contra Incêndio para organizações de médio e grande porte. O portfólio da unidade engloba ainda Alarme Monitorado 24 horas e Rastreamento de Veículos.

Origem: Portal Segs

Obrigado pelo contato

Um Abraço

Marcelo Peres
CREA RS92033 – 220417740-7
(51) 8422-8728 / (51) 9114-4498 / (51) 3403-1910
mpperes@guiadocftv.com.br
Guia do CFTV – www.guiadocftv.com.br

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.