Solução de Storage HP, implementada pela Added, dá suporte ao sistema de monitoramento eletrônico de Manaus

Listen to this article

O sistema de vigilância pública por monitoramento eletrônico de Manaus é formado por 240 câmaras espalhadas pelas principais vias públicas da cidade, a cada 530m cada uma, constituindo-se no maior projeto no gênero em operação no Brasil.

Esse sistema – conhecido como Apolo e desenvolvido pela Eyes nWhere – exigiu investimentos ao redor de R$ 8 milhões, foi implementado em 3 etapas, iniciadas em 2006 e finalizadas no início de 2008, e  monitora mais de 400 km² de área, correspondente a 2/3 da cidade.


Por ser um sistema de missão crítica e funcionar 24 horas por dia, durante toda a semana, qualidade, robustez, suporte e confiabilidade dos equipamentos e produtos que o compõem são fundamentais.  Essas necessidades, segundo Amilton de Lucca, diretor-presidente da Eyes nWhere, permearam a escolha dos parceiros e fornecedores, entre os quais está a Added, que responde pelo fornecimento de equipamentos HP para armazenamento das informações.

Tudo é controlado pelo sistema Apolo da Eyes nWhere que roda em servidor de grande porte. O armazenamento fica a cargo da unidade de armazenamento de disco e fita (modelo MSA 1500), com capacidade de 44 TeraBytes, o correspondente a 400 PC domésticos de última geração. A ele somam-se 16 microcomputadores tipo PC, todos da HP e fornecidos via Added.

Vale destacar que o servidor tem redundância de fonte e que os discos estão em rede RAID5, que permite a replicação dos dados, e são do tipo hot plugable, permitindo a troca de HD sem desligamento do sistema.

Desde o início da implementação desse sistema, a Secretaria de Segurança Pública de Manaus registrou redução de 70% na criminalidade nos locais monitorados por câmeras.  Os resultados, contudo, vão além da vigilância, pois o Apolo ajudou a salvar vítimas, localizar pessoas desaparecidas e reduzir em 30% os chamados indevidos no atendimento emergencial 190, passando segurança à população de Manaus e sendo aprovado pelos seus mais de 1,7 milhão de habitantes. De forma concreta, foi possível reduzir o tempo de socorro às vítimas de trânsito de 40 para 4 minutos.  Além disso, o sistema permitiu, por exemplo, socorrer e salvar uma senhora que sofreu um infarto e localizar, em ônibus, diversas crianças desaparecidas.

 

Sobre a Eyes nWhere

A Eyes NWhere  é uma empresa paulista que desde 2005 vem inovando com o desenvolvimento de sistemas de vigilância eletrônica de alta tecnologia e eficiência.

Sua atividade envolve, além de desenvolvimento de sistemas e tecnologias de suporte à vigilância e ao monitoramento remotos, prestação de serviços e soluções turn-key, através de processamento de imagens, captadas por câmeras digitais, para aplicações de segurança nos segmentos de serviços públicos, corporativo privado e prestadores de serviços de segurança patrimonial.

Empresa licenciada pela Anatel para prestação de serviços de comunicação multimídia em todo o território nacional conta com uma rede própria de Fibras Ópticas na cidade de Manaus-AM.

 

Sobre a Added

A Added (www.added.com.br) implementa soluções em TI e Telecom que agregam valor e oportunidade de negócios a seus clientes e parceiros, cumprindo, assim, sua missão de prover e implementar soluções capazes de garantir aos seus clientes o acesso e a transmissão de suas informações, com segurança e agilidade, gerando novas oportunidades comerciais, favorecendo o desenvolvimento e agregando valor ao negócio dos clientes.

Fundada em 2001 por profissionais experientes no segmento de tecnologia e contando com colaboradores treinados por parceiros de renome mundial, a Added desenvolve com excelência soluções para segurança, telecom, infra-estrutura, networking, hardware, software, serviços de suporte técnico e links de acesso, via Unidades de Negócios de Soluções Corporativas, Networking e Soluções Integradas.

Seus processos de negócios são certificados pela ISO 9001, garantindo total qualidade e eficiência dos serviços oferecidos. A Added se destaca no segmento por proporcionar a seus clientes os diferenciais de uma empresa de vanguarda.

A Unidade de Negócios Soluções Corporativas responde pelo projeto e implementação de infra-estrutura completa de hardware e software, incluindo servidores e sistemas de armazenamento, desktops, thin clients, mobilidade, sistemas operacionais, impressão e imagem.

 

Origem: www.vetorcom.com.br

 

Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br

Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.