Starbucks aumenta segurança com tecnologia IP da Axis

Starbucks investe em tecnologia de CFTV IP, buscando a segurança e melhor aproveitamento do investimento.

A rede de cafés Starbucks, com mais de 16.000 unidades em 45 países, chegou
ao Brasil em dezembro de 2006 e, desde lá, vem conquistando cada vez mais
espaço: já são 15 lojas no Estado de São Paulo, com planos de inauguração de
mais unidades. Entre os investimentos em tecnologia feitos pela empresa, está o
sistema de vídeo-monitoramento IP com câmeras da fabricante sueca Axis
Communications, que garantiu à Starbucks a visualização de suas lojas em tempo
real e de qualquer computador com acesso à Internet.

São no total 62 câmeras AXIS 206, que possuem alta qualidade de imagem para
ambientes internos, implantadas pela integradora N&DC. Cada unidade da
Starbucks usa de quatro a cinco câmeras AXIS, instaladas em pontos estratégicos
e integradas ao sistema de alarmes. A integradora também foi responsável pela
instalação de todo cabeamento estruturado, switches, roteadores e racks para
rede LAN (Local-area Network) nas 15 lojas Starbucks em operação.

O principal objetivo do sistema de vídeo-monitoramento IP é a segurança
interna das lojas, com gravação 24 horas. Ainda, integrado ao sistema de câmeras
Axis, o software Digifort auxilia na administração remota da gravação, além do
monitoramento em tempo real, cujos vídeos podem ser vistos a qualquer hora e em
qualquer lugar, bastando apenas um computador com acesso ao sistema via
Internet.

De acordo com Leo de Oliveira, consultor de TI da Starbucks e sócio-diretor
da LEOPOS, o sistema de vídeo IP trouxe várias vantagens, como a facilidade de
gerenciamento remoto, com imagens que podem ser acessadas de qualquer lugar do
mundo via Internet; armazenamento em meio magnético, ao contrário do vídeo
analógico; integração ao modelo de infra-estrutura estabelecido pela empresa
para lojas, que utiliza cabeamento estruturado baseado em uma única plataforma,
no caso, IP

Além da funcionalidade de segurança, as câmeras AXIS poderão ser integradas
no futuro a sistemas de contagem de pessoas e análise da movimentação dentro dos
cafés. São dados que facilitam a visualização do fluxo de clientes e contribuem
para a realização de campanhas de marketing e de análise de
resultados.

 

Origem: Decision REPORT

 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

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Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

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