Foliões foram monitorados por 365 câmeras no Rio

Listen to this article
O Carnaval deste ano no Rio de Janeiro contou com 365 equipamentos da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Detran e CET-Rio, vigiando passo a passo o comportamento dos foliões. O principal alvo são os que fazem xixi na rua e agressores.
Os foliões monitorados terão mesmo com o que se preocupar. Quatro veículos do Detran com câmeras para a leitura das placas farão fiscalização para flagrar falta de licenciamento anual.

Além disso, a Operação Lei Seca montará blitzes também à luz do dia, perto dos blocos. Numa operação contra a combinação bebida e direção, todo o efetivo de 140 agentes vai trabalhar nos dias de folia.

As câmeras darão o auxílio às equipes que estarão nas ruas. A Guarda Municipal terá, além dos 1,2 mil agentes diários, outros 1.423 durante o Carnaval. A PM também promete reforçar seu efetivo em 4,6%, em relação a 2009. Cerca de 7 mil agentes por dia estarão nas ruas do Rio, 1 mil a mais do que o efetivo disponibilizado no Carnaval passado.

Para dar mais segurança ao Sambódromo, onde se apresentam as principais escolas de samba cariocas, a PM contará com 847 homens nos dias do Grupo Especial. Nas ruas do entorno do Sambódromo, ficarão mais 600 homens.

Torre panorâmica
Equivalente ao trabalho de 18 guardas municipais, uma torre "high tech" usada no Carnaval vai monitorar a movimentação dos foliões por uma câmera com visão noturna, que filma a até 2 km de distância.

Com 9 m, o equipamento foi comprado da empresa americana ICx Tactical Platforms por R$ 450 mil. Uma das vantagens da cabine é que ela pode ser rebocada para reforçar a segurança em qualquer lugar.

Segundo o secretário Especial de Ordem Pública (Seop), Rodrigo Bethlem, novas cabines devem ser compradas. "O Carnaval é nossa experiência. Se aprovada, vamos adquirir mais torres", afirmou.
 
 
Origem: Terra
 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’  

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.