Pelco reforça segurança no MT

Listen to this article

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso (SEJUSP-MT) investiu em um projeto de Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM) nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Por meio de um processo licitatório, o integrador revenda Ausec Automação e Segurança, em parceria com uma operadora local, foi responsável pelo desenvolvimento de parte do projeto de segurança eletrônica do Estado. 

A Ausec adquiriu da Anixter, distribuidora de produtos de segurança, dados, voz e vídeo, toda a infraestrutura necessária para oferecer um serviço completo de fornecimento de imagens de vídeo para a região urbana de Cuiabá e Várzea Grande. 

Ao todo, foram compradas 63 câmeras da Pelco com recursos dia/noite (53 tipo dome modelo SPECTRA IV 35X e 10 PTZ modelo ESPRIT 35X) e encoders da Axis, modelo Q7401, para transmitir as imagens capturadas à central de monitoramento, que conta com oito operadores, 24 horas por dia.

"Nossa maior necessidade era criar um projeto para monitorar, o tempo todo, os locais públicos e estratégicos dessas regiões através de câmeras de vídeo, durante os sete dias da semana", diz Walmir Oribe, gerente de projetos da SEJUSP-MT, explicando: "Já tínhamos feito um teste inicial com apenas nove câmeras e o resultado nos estimulou a aumentar a área de cobertura".

E, para chegar ao retorno esperado, a infraestrutura legada precisou ser ampliada. Para os novos pontos de monitoramento, foi necessário instalar postes, lançar cabos elétricos e expandir o sinal. "Além disso, a central de monitoramento foi reequipada com novas estações de trabalho, um sistema de armazenamento de dados (storage) de maior capacidade (15 TB), três monitores de LCD 47′ e cabeamento de fibra óptica entre o centro de operações e a operadora para a transmissão dos links de dados", relata Oribe.

Com esse projeto, cerca de 800 mil habitantes serão beneficiados e é esperado que os índices de criminalidade, roubos e furtos diminuam consideravelmente. "Na primeira fase, com apenas nove câmeras, houve uma redução de 70%", destaca Wagner Roberto Figueiredo, diretor da Ausec, que continuará realizando a manutenção preventiva e corretiva à SEJUSP.

Para a Anixter, a participação em mais um projeto pioneiro na área de segurança eletrônica é importante, uma vez que ratifica o amplo conhecimento da distribuidora tanto com soluções, quanto com consultoria personalizada aos mais diversos negócios. Além disso, abre novas oportunidades para a implantação de projetos semelhantes em outros municípios brasileiros que se preocupam com a questão da segurança pública.

 

Origem: RevistaIP

 

Marcelo Peres

Editor do Guia do CFTV

 

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

 

Escreva para mim:

mpperes@guiadocftv.com.br

 

 

Importante:

 

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,

jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.

Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.