Porto Alegre – 72% das câmeras de segurança estão fora de operação na Capital

Listen to this article

Dos 50 equipamentos monitorados pelo Estado, 36 apresentavam problemas.

Se dependesse de imagens de câmeras de vigilância da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para elucidar a morte do então secretário da Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos, possivelmente as investigações policiais estariam na estaca zero.

Equipamentos instalados nas imediações do local onde Eliseu foi assassinado, no bairro Floresta, e em possíveis rotas de fuga dos criminosos estavam desligados na noite do crime.

Das 50 câmeras que a SSP é responsável pela manutenção na Capital, 36 (72%) estavam fora de operação ou sem gerar imagens na semana passada por problemas técnicos, de acordo com levantamento obtido por ZH junto a uma fonte da secretaria. Ao todo, a Brigada Militar monitora 60 câmeras – 10 delas pertencem à Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa).

Após o ataque, o trio de bandidos foi visto em fuga em um Vectra pela Avenida Cristóvão Colombo em direção ao Centro e depois seguiu para Esteio.Pelo menos dois pontos de eventual passagem dos criminosos são monitorados pela BM no Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp). Um deles é o cruzamento das ruas Ramiro Barcelos e Voluntários da Pátria. Ali, a câmera está desativada, e a lente foi retirada do local.

Se os matadores de Eliseu seguiram reto pela Cristóvão, poderiam ser flagrados pela câmera instalada quase em frente ao Palacete Santo Meneghetti, o Palacinho. O equipamento tem a função de ajudar na segurança do vice-governador, Paulo Afonso Feijó, mas não estava gravando imagens até a semana passada.

Outros pontos da Capital estão desprovidos do serviço, como o Belvedere Rui Ramos, na Zona Sul. Um dos cartões-postais da cidade, o mirante do Morro Santa Tereza é alvo constante de assaltantes e desde agosto de 2006 é vigiado por uma câmera. Dias depois de ser inaugurado, o equipamento foi alvo de tiros. A câmera do mirante não está transmitindo imagens.

Segundo a coordenadora interina do serviço de monitoramento de câmeras no Ciosp, major da BM Beatriz Marta Dacas, na segunda-feira, 37 câmeras estavam em operação, incluindo as 10 da Procempa. O Departamento de Gestão da Estratégia Operacional da SSP, responsável pela contratação do serviço de manutenção das câmeras, evitou comentar o assunto.
 
 
Origem: Zero Hora
 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’  

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.