Gerenciamento de imagens em alta

Listen to this article
Evolução dos sistemas de gerenciamento de imagens de câmeras de segurança garante uma gama de recursos que vão desde economia de uso de banda até acesso a imagens via celular.
O uso de câmeras IP para aplicações de segurança está em crescimento acelerado. Estimativas apontam que esse mercado vai triplicar até 2012. 

Mas, uma vez estabelecida a necessidade destes equipamentos de segurança, o administrador depara-se com o desafio de utilizá-las da melhor maneira. A resposta é atendida por um plano estratégico de segurança, tendo como base tecnológica o software de gerenciamento e gravação de imagens e suas funcionalidades e recursos.

Sistemas que diminuem a necessidade de armazenamento e economizam capacidade de banda, recursos de integração a controle de acesso, alarmes e detecção de movimento, além de acesso pelo celular estão em alta.

A tecnologia IP (Internet Protocol) jogou por terra a aposta em sistemas proprietários, de modo que toda a indústria se orienta ao desenvolvimento de interoperabilidade e integração, em duas frentes: uma referente a software, hardware (câmeras, servidores) e protocolos de transmissão de rede de diferentes fabricantes; a outra vertente diz respeito a outros programas de segurança periféricos, como controle de acesso, biometria, alarmes, terminais de caixa e automação industrial ou de equipamentos. 

As tecnologias disponíveis no mercado brasileiro atendem diferentes necessidades de negócios. O rol de aplicação é vasto: desde indústrias pesadas como óleo e gás, metalurgia, redes de transmissão de energia elétrica, passando por antenas de celulares, bancos e instituições financeiras, até locais com afluência de público, como shopping centers e lojas de varejo, aeroportos, portos e transporte público, presídios, edifícios comerciais e governamentais, data centers, estradas, pontes e túneis, monitoramento público, universidades e estabelecimentos educativos, condomínios, hotéis e hospitais, cassinos e locais de entretenimento, estádios e laboratórios.
 
 
Origem: Revista IP
 
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’  

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.