Câmeras serão reposicionadas para inibir criminalidade em Volta Redonda

Listen to this article
Volta Redonda – RJ – O número de assaltos a comerciantes e a transeuntes em alguns pontos de Volta Redonda motivou a prefeitura a tomar – junto com a Policia Militar e a Guarda Municipal – uma medida na tentativa de inibir a criminalidade.
Haverá uma redistribuição e um reposicionamento das câmeras de segurança que hoje estão instaladas na cidade. 
Serão realocadas 30 das cerca de 60 filmadoras existentes, e algumas delas – que eram direcionadas exclusivamente para o trânsito – ajudarão, agora, na segurança de pedestres, moradores e comerciantes.

De acordo com o comandante do 28ºBPM de Volta Redonda, Coronel Licínio Fróes, as forças de segurança da cidade entenderam que a ferramenta devia ser usada como forma de ajudar o trabalho de inibição da criminalidade e a prefeitura entendeu a sugestão. – As câmeras funcionam perfeitamente, mas focadas no fluxo de veículos. A ideia é tirar o foco delas somente do trânsito e utilizá-las como uma ferramenta de ajuda às forças policias e de segurança – explicou.

A ideia que, segundo o militar, foi levantada em uma reunião conjunta entre a prefeitura e os órgãos que compõem o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) deve, segundo a Polícia Militar, diminuir as estatísticas de crimes a transeuntes e aumentar as prisões.- Sabemos do crescimento da criminalidade, principalmente dos assaltos a transeuntes e comerciantes. A ideia de reposicionar os equipamentos foi muito bem aceita por todos. Achamos que assim que as câmeras forem colocadas e reposicionadas teremos como combater mais eficazmente esse tipo de crime – disse.

De acordo com o segundo tenente Paulo Victor Guimarães Ferreira, que é o policial militar responsável pelo Ciosp, o órgão já está finalizando o estudo estatístico e de terreno que deverá indicar onde serão feitas as primeiras alterações de posicionamento das câmeras. – Os estudos devem ser finalizados em 20 dias, mas já sabemos que metade das câmeras em funcionamento serão reposicionadas. Além disso, temos a garantia da prefeitura de que mais 20 serão compradas. As novas colocações dependerão das estatísticas que apontarão os locais mais suscetíveis a assaltos e os melhores locais para posicionamento – explicou.

O policial explicou que, hoje, 70% dos equipamentos estão nas áreas centrais da cidade, onde comumente ocorre o maior número de assaltos. As demais estão esparramadas em bairros periféricos.

Locais resguardados

Além da aquisição de mais 20 novas filmadoras, o policial militar explicou que, ao contrário do que acontece hoje, nem todas as câmeras poderão ter seu posicionamento conhecido.- Hoje é possível verificar o posicionamento das câmeras pelo site da prefeitura. Isso é comum, afinal, elas hoje controlam o fluxo de veículos. Porém como sua finalidade, de agora em diante, também será auxiliar na segurança, muitas não terão seu posicionamento revelado na busca do melhor êxito da ação policial sobre os bandidos – esclareceu.O policial explicou ainda que a medida também deve inibir a migração dos bandidos para outros locais, já que as prisões deverão acontecer em flagrante.


Prefeito diz que quer adquirir câmeras o mais breve possível

O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (PMDB), disse que tem procurado ouvir os responsáveis pela segurança pública na cidade e que, por isso, a prefeitura está disposta a adotar a melhor metodologia indicada por estes órgãos na tentativa de aumentar a segurança da população.

– Temos colaborado com as forças de segurança. Vamos inaugurar em poucas semanas a cabine de policiamento do Retiro e vamos modernizar as sete demais existentes. Em relação à compra das demais câmeras, sabemos que há burocracias a se cumprir, mas queremos agilizar isso (a compra) ao máximo – disse o prefeito.


O Posto de Policiamento Comunitário (PPC) do Retiro deverá ser o primeiro a ter câmeras de segurança colocadas em suas proximidades, conforme informou o comandante da PM em Volta Redonda, Licínio Fróes.
 
 
Origem: http://www.diariodovale.com.br/
 
 
Engº Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br


Importante:

‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’ 

Eng° Marcelo Peres

Eng° Eletricista Enfase em Eletrônica e TI, Técnico em Eletrônica, Consultor de Tecnologia, Projetista, Supervisor Técnico, Instrutor e Palestrante de Sistemas de Segurança, Segurança, TI, Sem Fio, Usuário Linux.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.